Ir para o conteúdo

Tenho graduação em História pela Uerj (2004), com mestrado e doutorado em História das Ciências pelo PPGHCS. Desde janeiro de 2015, sou pesquisador do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde e professor do Programa de Pós Graduação em História das Ciências e da Saúde. Minha produção acadêmica versa por diversos temas que circundam as linhas de pesquisa do programa, como história da saúde pública no século XX, História Ambiental, História das Relações Internacionais, Ensino de História das Ciências, Relações entre saúde e meio ambiente, História do pensamento social brasileiro, História e Imagem, além dos debates envolvendo os grandes projetos de desenvolvimento no Brasil no século XX. Atualmente, me interesso pela história das doenças emergentes e suas relações com agências de desenvolvimento e programas de fomento internacionais.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: https://fiocruz.academia.edu/RomuloAndrade

Linhas de Pesquisa no Programa:
História das Políticas, Instituições e Profissões em Saúde
História das Ciências Biomédicas

Grupos de pesquisa no CNPq:
Água, Saúde e Ambiente na História de Projetos de Desenvolvimento no século XX.
História e Políticas de Saúde.
Intelectuais, ciência e nação.
História das Ciências na Amazônia.

Produção em Destaque:
ANDRADE, Rômulo de Paula. Contribuições para um debate: a antropologia do desenvolvimento e a valorização econômica da Amazônia (1951-1955).Cadernos do Desenvolvimento, v. 10, p. 1-72, 2015.

ANDRADE, Rômulo de Paula. O pobre solo do celeiro do mundo: desenvolvimento florestal e combate à fome na Amazônia. Estudos Históricos (Rio de Janeiro), v. 28, p. 285-304, 2015.

ANDRADE, Rômulo de Paula. "Conquistar a terra, dominar a água, sujeitar a floresta": Getúlio Vargas e a revista "Cultura Política" redescobrem a Amazônia (1940-1941). Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 5, p. 453-468, 2010.

ANDRADE, Rômulo de Paula; HOCHMAN, Gilberto. O Plano de Saneamento da Amazônia. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso), v. 14, p. 257-277, 2007.

ANDRADE, Rômulo de Paula; LANA, Vanessa. Médicos, viagens e intercâmbio científico na institucionalização do combate ao câncer no Brasil (1941-1945). História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso), v. 17, p. 109-126, 2010.

ANDRADE, Rômulo de Paula; HOCHMAN, Gilberto. A civilização da mandioca sob os cuidados da nutrição: escritos sobre a alimentação da Amazônia. In: Sandro Dutra Silva; Dominichi Miranda de Sá; Magali Romero Sá. (Org.). Vastos Sertões: História e Ciência na Literatura e na Natureza. 1ªed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2015, p. 213-228.

 

Graduada em História pela Universidade Federal Fluminense (1984), mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é diretora geral do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e pesquisadora associada do Laboratório de História Oral e Imagem da UFF. Possui experiência na área de arquivos históricos e documentação e desenvolve pesquisas sobre imagem, ciência e saúde pública, fotografia e cultura visual. Como docente, atua nas áreas de Teoria e Metodologia da História, Ensino de História e História do Brasil República. 

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Currículo Lattes 

Foto Tamara VieiraPossuo graduação em História pela UFF (2004), com mestrado (2007) e doutorado (2012) em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz (COC)/ Fiocruz, período de bolsa sanduíche no Centro de Ciencias Humanas y Sociales do Consejo Superior de Investigaciones Cientificas (CCHS - CSIC) de Madri (2011) e pós-doutorado com bolsa PAPD da Faperj, pela Casa de Oswaldo Cruz (COC)/Fiocruz. Sou pesquisadora do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde (DEPES) da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e professora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS - COC). Minhas áreas de ensino e pesquisa são: história da medicina e da saúde pública no Brasil (século XX), institucionalização das ciências no Brasil (século XX), relações nação-região e pensamento social brasileiro.

EmailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Grupos de pesquisa do CNPq: 
Ciência, Saúde e Pensamento Social

Linhas de pesquisa no Programa: 
História das Ciências Biomédicas
História das Políticas, Instituições e Profissionais em Saúde 

Publicações de destaque:
VIEIRA, Tamara Rangel; LIMA, Nísia Trindade. Brasilia - una ciudad modernista en el sertón. In: Adrián Gorelik, Fernanda Arêas Peixoto. (Org.). Ciudades sudamericanas como arenas culturales. 1ed. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, v. 1, p. 248-263, 2016.

VIEIRA, Tamara Rangel. Médicos para o interior, endemias rurais e desenvolvimento: o projeto da Faculdade de Medicina de Goiás em foco. História Unisinos, v. 19, p. 256-267, 2015.

VIEIRA, Tamara R. Dos “sertões da farinha podre” para todo o Brasil: Os congressos médicos regionais e a institucionalização da medicina em Goiás (1947-­1960). Varia Historia, v.31, p.479-510, 2015.


VIEIRA, Tamara Rangel; LIMA, Nísia Trindade. A capital federal nos altiplanos de Goiás ­ medicina, geografia e política nas comissões de estudos e localização das décadas de 40 e 50 do século XX. Estudos Históricos, v.24, p.29 ­ 48, 2011.

VIEIRA, Tamara R. No coração do Brasil, uma capital saudável – a participação dos médicos e sanitaristas na construção de Brasília (1956-­1960). História, Ciências, Saúde­-Manguinhos, v.16, p.289 ­ 312, 2009.


É pesquisadora convidada do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro/MMA. Graduada em História (PUC/RJ); Mestre em Educação (PUC/RJ); Doutora em História da Ciência IG/UNICAMP. É docente nos cursos de mestrado e doutorado da Escola Nacional de Botânica Tropical /JBRJ/MMA e de Preservação e Gestão do Patrimônio das Ciências e da Saúde COC/FIOCRUZ. Desenvolve pesquisas sobre coleções, museus e jardins botânicos.

 


Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Currículo Lattes 

 

Grupos no CNPq:

Água, Saúde e Ambiente na história dos projetos de desenvolvimento. COC/FIOCRUZ

História das Ciências na Amazônia – MPEG

 

Linha de pesquisa no Programa:

Patrimônio Cultural: história, memória & sociedade

  

Projetos de pesquisa no Programa:

Patrimônio Cultural in situ: diálogos e ações em instituições de ciência no Brasil e em Portugal - COC/FIOCRUZ

Água, Saúde e Ambiente na história dos projetos de desenvolvimento

 

Produção em destaque:

Artigos

HEIZER, Alda; José Quental (orgs.). Dossiê Cinema, Museu e Patrimônio. Museologia e Interdisciplinaridade. Brasília: Vol. 8, número 15. 1/2019.UNB (online), 2019.

HEIZER, Alda. Comemorar para não esquecer: A Exposição de Paris de 1889. ArtCultura UFU (online), v. 18, p. 1-224, 2016.

HEIZER, Alda (org.). Dossiê Coleções em museus e jardins botânicos. Revista Museologia e Interdisciplinaridade. Brasília: UNB ( online), 2016

 

Capítulo de livro

HEIZER, Alda. John Christopher Willis. In: Cadernos de Viagens. Lorelai Kury (org.). Rio de Janeiro: Andrea Jakobson Estúdio Editorial LTDA,2019.

HEIZER, Alda. Palácio Gustavo Capanema. Segundo risco original de Le Corbusier; Quinta da Boa Vista. Auguste François Marie Glaziou: entre jardins e plantas; Rua do Ouvidor. A vitrine coquette de uma cidade de contrastes; Cinemateca do Museu de Arte Moderna. Tudo por amor ao cinema. In: Lugares de memória: a França no Rio de Janeiro. Lorelai Kury ( org.).Rio de Janeiro: Andrea Jakobson Estúdio Editorial LTDA,2018.

HEIZER, Alda. Resenha do livro :No Oeste, a Terra e o Céu: a expansão da fronteira agrícola no Brasil central. Rio de Janeiro: MAUADX, 2017.304 pp.Varia hist. vol.34 no.65 Belo Horizonte May/Aug. 2018. 
http://dx.doi.org/10.1590/0104-87752018000200011

HEIZER, Alda; Paulo Ormindo (orgs.). Natureza, Ciência e Arte na Viagem pelo Brasil de Spix e Martius  (1817-1820). Rio de Janeiro: Andrea Jakobson Estúdio, 2018.

HEIZER, Alda. A Ilustração Científica: entre a aventura e o registro. In: Mata Atlântica: Ciência e Arte. Rio de Janeiro: Hólos Consultores Associados,2016.

 

Produção Técnica:

Organização de eventos, congressos, exposições e feiras

HEIZER, Alda. O Pão de Açúcar e a Cidade. Um amor antigo. (Exposição- pesquisa e elaboração de textos).Local: Espaço de memória Cocuruto. Pão de Açúcar2019

HEIZER, Alda. Natureza, Ciência e Arte na viagem pelo Brasil de Spix e Martius ( 1817-1820). 2018. (Simpósio- organização). Local : Museu do Meio Ambiente/JBRJ/MMA.

HEIZER , Alda ; Paulo Ormindo. Natureza, Ciência e Arte na viagem pelo Brasil de Spix e Martius ( 1817-1820). 2018. (Exposição - curadoria). Local : Museu do Meio Ambiente/JBRJ/MMA.

HEIZER, Alda. Herbário. Coleção e Ciência. (Exposição- pesquisa e elaboração de textos).Local: Herbário do JBRJ/MMA.2017.

HEIZER, Alda; Aline  Cardoso Cerqueira. Natureza impressa em livro. 2016. Local : Museu do Meio Ambiente/JBRJ/MMA.(Exposição e Simpósio-curadoria e organização)


Membro de Editoria e Comitês:

Membro do Comitê Editorial da Revista Cadernos do CEOM que pode ser acessada no endereço: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc/issue/view/236

Membro da Editoria da Revista da SBHC. 2016-2019

 

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Bourse D'études Pour Étudians Étrangers - Université de Friburg (1996), mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000), doutorado em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz (2005) e Doutorado Sanduiche na Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (2004). É pesquisadora em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz e tem experiência na área de História, com ênfase em História das Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: rio de janeiro, filantropia, assistência, primeira república e saúde pública. Atualmente é coordenadora-adjunta do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (COC/Fiocruz).




Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Currículo Lattes

  

Grupos no CNPQ:

História da Assistência à Saúde (líder)

Saúde e Cidade: arquitetura, urbanismo e patrimônio cultural

 

Linha de pesquisa no programa:

Patrimônio Cultural: história, memória & sociedade

  

Projeto de Pesquisa no programa:

A formação de uma rede de assistência à infância no Rio de Janeiro: a atuação de Fernandes Figueira, Moncorvo Filho e Luiz Barbosa.

A interiorização da assistência: um estudo sobre a expansão e a diversificação da assistência filantrópica à saúde no Brasil (1750-1945).

Pobreza, saúde e doença: a assistência na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

Patrimônio Cultural in situ: diálogos e ações em instituições de ciência no Brasil e Portugal.

 

Produção em destaque:

Livros publicados/organizados ou edições

SANGLARD, Gisele. Amamentação e políticas para a infância no Brasil a atuação de Fernandes Figueira, 1902-1928. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2016. v. 1. 328p.

 

Produção Técnica:

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia:

Entrevista para a SwissInfo

Entrevista para o Canal Saúde

Demais tipos de produção técnica

Editoração do número Especial da Revista Tempo (UFF)

 

Demais tipos de produção técnica:

Editoração do número Especial da Revista Tempo (UFF)

 

 

 

Todo o conteúdo do Portal COC pode ser copiado, distribuído, exibido e reproduzido livremente, para fins não comerciais, desde que seja citada a fonte. A utilização para fins comerciais está sujeita a uma licença da COC/Fiocruz