Ir para o conteúdo

Luciana Heymann

Bacharel e licenciada em História (UFRJ), mestre em Antropologia Social (Museu Nacional/UFRJ) e doutora em Sociologia (IUPERJ). De 1986 a 2018 integrou a equipe do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV), onde atuou como pesquisadora em História, professora associada da Escola de Ciências Sociais e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC). No CPDOC, foi coordenadora do Setor de Documentação (1999-2002), do Programa de História Oral (2007-2011) e do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (2012-2016), além de editora da revista Estudos Históricos (2012-2016). Desde 2012 é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (UNIRIO) e, a partir de 2018, do Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz). Eleita vice-presidente da Associação Brasileira de História Oral para o biênio 2016-2018. Desenvolve pesquisas no campo da história e da sociologia da memória, com especial atenção para os seguintes temas: arquivos pessoais, instituições de memória, políticas públicas de memória e usos do passado em contextos de luta por direitos.


Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 

Currículo Lattes 

 

Grupos de pesquisa do CNPq: 

Arquivos e bibliotecas: apropriações teóricas e aplicações metodológicas  (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/60830
 
Arquivos pessoais, patrimônio e educação (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/380510)  

Linhas de pesquisa no Programa:

Patrimônio Cultural: história, memória & sociedade 

Patrimônio Cultural: preservação e gestão

Projetos de pesquisa no Programa:

Rumos e desafios da pesquisa em Arquivologia no séc. XXI 

Produção em destaque: 

Livros publicados/organizados ou edições

HEYMANN, Luciana e NEDEL, Letícia (Org.) Pensar os arquivos: uma antologia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2018. 364 p. 


Capítulos de livros

HEYMANN, Luciana e ALBERTI, Verena. Acervos de história oral: um patrimônio silencioso?. In: Leticia Bauer; Viviane Trindade Borges. (Org.). História oral e patrimônio cultural: potencialidades e transformações. São Paulo: Letra & Voz, 2018, p. 11-29.

HEYMANN, Luciana. Arquivos pessoais de intelectuais: configurações e potencialidades. In: Sílvia Maria Azevedo. (Org.). Acervos de Intelectuais: desafios e perspectivas. Assis: Unesp, 2018, p. 46-59.


Produção Técnica:

HEYMANN, L.; NEDEL, L. B.. Coordenação de Simpósio Temático no Simpósio Nacional de História da ANPUH (2017; 2019). 

HEYMANN, L.; MAGALHAES, M. S..Membro da comissão de avaliação do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da UERJ (2018).  

HEYMANN, L.; MENEGUELLO, C.; OLIVEIRA, M. M. D. Membro da comissão julgadora do Prêmio ProfHistória de melhor dissertação (2018). 

HEYMANN, L.; MAGALHAES, M. S.; OLIVEIRA, M.M.D.; PIETRA, N.; BERETTA, C. Membro da comissão de avaliação dos Mestrados Profissionais da Área de História na CAPES (2017). 

HEYMANN, L.; MAGALHAES, M. S.; PELLEGRINO, G. Membro da comissão de avaliação do Mestrado Profissional em Rede da Área de História na CAPES (2017). 

HEYMANN, L.; SILVA, E. P.; SANTOS, P. R. E.; SCHMIDT, C. M. S.; RODRIGUES, A. C. Banca de concurso público para Professor Classe Adjunto I na área de Diplomática e Teoria Arquivística na UFF (2017).

HEYMANN, L.; SANTOS, P. R. E.; MATOS, M. T. N. B. Membro da comissão julgadora do Prêmio REPARQ de Pesquisa em Arquivologia na categoria Doutorado (2017). 

 

 

Todo o conteúdo do Portal COC pode ser copiado, distribuído, exibido e reproduzido livremente, para fins não comerciais, desde que seja citada a fonte. A utilização para fins comerciais está sujeita a uma licença da COC/Fiocruz