Ir para o conteúdo

Alda Lúcia Heizer

É pesquisadora convidada do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro/MMA. Graduada em História (PUC/RJ); Mestre em Educação (PUC/RJ); Doutora em História da Ciência IG/UNICAMP. É docente nos cursos de mestrado e doutorado da Escola Nacional de Botânica Tropical /JBRJ/MMA e de Preservação e Gestão do Patrimônio das Ciências e da Saúde COC/FIOCRUZ. Desenvolve pesquisas sobre coleções, museus e jardins botânicos.

 


Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Currículo Lattes 

 

Grupos no CNPq:

Água, Saúde e Ambiente na história dos projetos de desenvolvimento. COC/FIOCRUZ

História das Ciências na Amazônia – MPEG

 

Linha de pesquisa no Programa:

Patrimônio Cultural: história, memória & sociedade

  

Projetos de pesquisa no Programa:

Patrimônio Cultural in situ: diálogos e ações em instituições de ciência no Brasil e em Portugal - COC/FIOCRUZ

Água, Saúde e Ambiente na história dos projetos de desenvolvimento

 

Produção em destaque:

Artigos

HEIZER, Alda; José Quental (orgs.). Dossiê Cinema, Museu e Patrimônio. Museologia e Interdisciplinaridade. Brasília: Vol. 8, número 15. 1/2019.UNB (online), 2019.

HEIZER, Alda. Comemorar para não esquecer: A Exposição de Paris de 1889. ArtCultura UFU (online), v. 18, p. 1-224, 2016.

HEIZER, Alda (org.). Dossiê Coleções em museus e jardins botânicos. Revista Museologia e Interdisciplinaridade. Brasília: UNB ( online), 2016

 

Capítulo de livro

HEIZER, Alda. John Christopher Willis. In: Cadernos de Viagens. Lorelai Kury (org.). Rio de Janeiro: Andrea Jakobson Estúdio Editorial LTDA,2019.

HEIZER, Alda. Palácio Gustavo Capanema. Segundo risco original de Le Corbusier; Quinta da Boa Vista. Auguste François Marie Glaziou: entre jardins e plantas; Rua do Ouvidor. A vitrine coquette de uma cidade de contrastes; Cinemateca do Museu de Arte Moderna. Tudo por amor ao cinema. In: Lugares de memória: a França no Rio de Janeiro. Lorelai Kury ( org.).Rio de Janeiro: Andrea Jakobson Estúdio Editorial LTDA,2018.

HEIZER, Alda. Resenha do livro :No Oeste, a Terra e o Céu: a expansão da fronteira agrícola no Brasil central. Rio de Janeiro: MAUADX, 2017.304 pp.Varia hist. vol.34 no.65 Belo Horizonte May/Aug. 2018. 
http://dx.doi.org/10.1590/0104-87752018000200011

HEIZER, Alda; Paulo Ormindo (orgs.). Natureza, Ciência e Arte na Viagem pelo Brasil de Spix e Martius  (1817-1820). Rio de Janeiro: Andrea Jakobson Estúdio, 2018.

HEIZER, Alda. A Ilustração Científica: entre a aventura e o registro. In: Mata Atlântica: Ciência e Arte. Rio de Janeiro: Hólos Consultores Associados,2016.

 

Produção Técnica:

Organização de eventos, congressos, exposições e feiras

HEIZER, Alda. O Pão de Açúcar e a Cidade. Um amor antigo. (Exposição- pesquisa e elaboração de textos).Local: Espaço de memória Cocuruto. Pão de Açúcar2019

HEIZER, Alda. Natureza, Ciência e Arte na viagem pelo Brasil de Spix e Martius ( 1817-1820). 2018. (Simpósio- organização). Local : Museu do Meio Ambiente/JBRJ/MMA.

HEIZER , Alda ; Paulo Ormindo. Natureza, Ciência e Arte na viagem pelo Brasil de Spix e Martius ( 1817-1820). 2018. (Exposição - curadoria). Local : Museu do Meio Ambiente/JBRJ/MMA.

HEIZER, Alda. Herbário. Coleção e Ciência. (Exposição- pesquisa e elaboração de textos).Local: Herbário do JBRJ/MMA.2017.

HEIZER, Alda; Aline  Cardoso Cerqueira. Natureza impressa em livro. 2016. Local : Museu do Meio Ambiente/JBRJ/MMA.(Exposição e Simpósio-curadoria e organização)


Membro de Editoria e Comitês:

Membro do Comitê Editorial da Revista Cadernos do CEOM que pode ser acessada no endereço: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc/issue/view/236

Membro da Editoria da Revista da SBHC. 2016-2019

 

Todo o conteúdo do Portal COC pode ser copiado, distribuído, exibido e reproduzido livremente, para fins não comerciais, desde que seja citada a fonte. A utilização para fins comerciais está sujeita a uma licença da COC/Fiocruz