Ir para o conteúdo

Cooperação

Cooperação Internacional

No plano internacional, o Programa conta com a cooperação do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) da Universidade Nova de Lisboa (UNL), com quem a Casa de Oswaldo Cruz mantém cooperação internacional no âmbito das ações do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde, há cerca de cinco anos. A participação do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) da Universidade Nova de Lisboa (UNL), justifica-se por sua proposta de desenvolvimento de uma cultura científica e técnica que permita aos alunos criarem uma postura ativa de crítica e reflexão sobre o papel da ciência e da tecnologia na sociedade contemporânea, inserido no debate sobre o patrimônio cultural da ciência; além de uma base para a compreensão do mundo do trabalho em que estão integrados, na sua dupla dimensão econômica e organizacional. Outra parceria deste Mestrado Profissional é com a Universidade Católica Portuguesa nos campi do Porto e de Braga. No campus do Porto, um importante trabalho vem sendo desenvolvido pela Escola de Artes, notadamente pelo Departamento de Conservação e Restauro. Este curso singulariza-se pela ênfase no patrimônio de suporte inorgânico em suportes diversos, tais como as artes decorativas, a arquitetura, etnografia e mesmo a arqueologia. O Programa conta também, com a parceria do Departamento de Conservação e Restauro da UCP, que se justifica, sobretudo, por sua experiência acumulada no âmbito da conservação preventiva de bens imóveis e integrados. Outro ponto importante é a investigação microbiológica aplicada aos estudos/ações da conservação dos bens analisados. Esta relação agregará um conhecimento e uma atuação inexistente nos cursos correlatos existentes na cidade do Rio de Janeiro. A parceria com a Faculdade de Artes contribuirá para alargamento das discussões da linha de Patrimônio Cultural: preservação e gestão.

Cooperação Nacional

O Mestrado Profissional conta com a cooperação de diversas instituições de ensino e pesquisa sediadas no Rio de Janeiro, a saber: Fundação Jardim Botânico; Fundação Casa de Rui Barbosa; Fundação Nacional de Arte (FUNARTE/MC). Esta cooperação se expressa na composição do corpo docente do Mestrado, entre professores permanentes e colaboradores. Esta colaboração traduz uma longa parceria da Casa de Oswaldo Cruz, e da própria Fiocruz, com estas instituições e cujos resultados podem ser percebidos em diversas produções acadêmicas, técnicas e artísticas realizadas em conjunto. Como exemplo dessa cooperação o mestrado organizou o Seminário Patrimônio Documental em Perspectiva, no dia 17 de novembro de 2017 no campus da Fiocruz, em Manguinhos, como parte integrante da VII Semana Fluminense de Patrimônio, organizada pela Casa de Oswaldo Cruz, e ela própria um evento que integra diversas instituições detentoras e gestoras de patrimônio cultural no Estado do Rio. Em 2017, o Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio das Ciências e da Saúde deu continuidade à gestão do Docomomo-Rio, entidade não governamental que documenta e conserva edifícios, sítios e áreas de entorno do movimento moderno, caracterizado, no Brasil, pelas obras realizadas entre os anos de 1930 e 1960, em que se destaca, no Rio de Janeiro, os projetos da Escola Carioca, com obras de Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Irmãos Roberto, Burle Marx, Jorge Moreira, Jorge Ferreira Sérgio Bernardes, entre muitos outros. Em evento ocorrido em Uberlândia, por conta do 12º Seminário Docomomo Brasil, em novembro de 2017, a coordenação do Docomomo Rio de Janeiro foi eleita para coordenar, para o biênio 2018-2019, a gestão nacional, anteriormente sediada na Universidade Federal de Pernambuco, Recife. A partir de 01 de janeiro de 2018, portanto, o PPGPAT passou a sediar, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB/FAU/UFRJ), a Coordenação Nacional do Docomomo Brasil e não mais a coordenação fluminense. Com isso, espera-se uma maior integração com os diversos núcleos regionais e, principalmente, com os diversos núcleos internacionais, que poderá trazer grandes benefícios ao mestrado, principalmente no que diz respeito à articulação das linhas de ações do curso com estratégias efetivas de preservação e salvaguarda das edificações modernas, incentivando e favorecendo as pesquisas na área.

Todo o conteúdo do Portal COC pode ser copiado, distribuído, exibido e reproduzido livremente, para fins não comerciais, desde que seja citada a fonte. A utilização para fins comerciais está sujeita a uma licença da COC/Fiocruz