Abrange reflexões sobre a dimensão cultural e social da ciência, da tecnologia, da saúde e do meio ambiente. Nesta dimensão da cultura científica, busca-se compreender, de forma crítica e analítica, a dinâmica das relações entre as diferentes esferas sociais e os processos históricos de produção, consolidação e difusão da ciência na contemporaneidade.
Abarca pesquisas sobre: construção social do conhecimento científico; governança e políticas públicas; história da divulgação científica; controvérsias na ciência; comunicação de risco; ciência nas diferentes manifestações artístico-culturais; ciência cidadã; engajamento público na ciência; estudos de gênero; imagens e representações da C&T; entre outros.
Os projetos de pesquisa vinculados a essa linha são:
Ciência e Internet: um estudo quali-quantitativo
Controvérsias científicas na mídia e sua circulação nas redes sociais e na mídia
Divulgação científica e museus de ciências: acesso, acessibilidade e inclusão
História da Divulgação Científica no Brasil
Museu, meio ambiente e divulgação cientifica
Representações do cientista e da ciência na TV brasileira e no imaginário de adolescentes
Representações do cientista e da ciência em jogos comerciais de entretenimento e no imaginário de jogadores
YouTube e ciência: a divulgação científica em vídeos
Educação, Comunicação e Mediação
Reúne um conjunto de investigações que envolvem a interface entre as áreas da educação e da comunicação em ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente na mediação entre o conhecimento científico e a sociedade. Busca analisar as formas particulares de organização e constituição das práticas de educação e de divulgação da ciência nos distintos meios, espaços e contextos sócio-históricos nos quais estes processos se desenvolvem.
Compreende estudos que têm como foco: práticas de produção e apropriação destes conhecimentos e saberes; ações interinstitucionais que abordam a relação entre a educação não formal e formal; linguagens que compõem e significam esses espaços e meios; mediação humana; entre outros.
Os projetos de pesquisa vinculados a essa linha são:
Gamificação: sentidos, limites e aplicações na educação
Interatividade nas novas tecnologias aplicadas à divulgação científica
O museu como espaço cultural interativo, pedagógico e instrumento de inclusão social
Perspectivas sobre a ação “Encontros de Professores” do Museu da Vida
Pesquisa Leituras e Produção de Sentidos em Exposições de Museus de Ciências
Um olhar para o ensino de astronomia no Brasil
Gamificação: sentidos, limites e aplicações
Uso de jogos em estratégias de divulgação científica
Estudo de Público/Audiência
Reúne análises com foco nos distintos públicos/audiência das diferentes atividades educativas e de divulgação científica (museus, exposições, TV, mídia impressa, Internet, mídias sociais, rádio, expressões artísticas etc.). Abarca diversas áreas do conhecimento, entre as quais comunicação, museologia, educação, sociologia, antropologia e psicologia. Pesquisas nesta linha podem incluir metodologias quantitativas, qualitativas e quanti-qualitativas, a partir de perspectivas multi e interdisciplinares. Inclui estudos de percepção pública da ciência; percepção de risco; estudos culturais e de recepção; estudos de público; entre outros.
Os projetos de pesquisa vinculados a essa linha são:
Ciência e teatro no Museu da Vida: o olhar do público
Educação não-formal e museus de ciência: Um estudo sobre o impacto das exposições de ciência
Estudo de Recepção em Exposições de Divulgação Científica Estudo do Impacto Social da Divulgação Científica em Museus
Matriz comparativa de pesquisas qualitativas com usuários de tecnologias digitais