Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
12 de Dez de 2024
14:00
imagem de COC lança novos livros da coleção História e Patrimônios da Saúde e da Ciência

COC lança novos livros da coleção História e Patrimônios da Saúde e da Ciência

Salão de Conferência Luiz Fernando Ferreira

Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro

Quatro títulos novos da coleção História e Patrimônios da Saúde e da Ciência, da editora Hucitec, serão lançados no próximo dia 12/12, com a realização de uma mesa redonda com seus respectivos autores. Os livros são resultado de pesquisas de mestrado ou doutorado defendidos por egressos do Programa de História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

O livro Entre Sanatórios e Terreiros: Ulysses Pernambucano, René Ribeiro e o projeto reformista da Psiquiatria Social de Recife, de Renato Vicentini, detalha as trajetórias de representantes do chamado grupo de Recife, que levou a psiquiatria para além do muro dos sanatórios e desaprovava métodos repressivos como reclusão dos doentes em solitárias e uso de colete de força.

Em A História da Prevenção do Câncer no Brasil: conceitos, práticas e instituições no século XX, o historiador Luiz Alves Araújo Neto sugere que a prevenção ganhou cada vez mais espaço na medicina do câncer e na formulação da atenção oncológica no país, principalmente, a partir de dois marcos conceituais: o deslocamento da noção de detecção precoce para o campo semântico da prevenção e o desenvolvimento de uma concepção de prevenção por meio de parâmetros da epidemiologia.

Mande chamar o doutor! A presença dos médicos no Vale do Paraíba Fluminense (1840-1880), de Anne Thereza de Almeida Proença, concentra-se na área da assistência à saúde no interior da antiga Província do Rio de Janeiro do século 19 e revela as estruturas sociais existentes na região.

Em O Observador – Medicina, Sociedade e Sensibilidade na Trajetória Intelectual de Jean-Joseph Ménuret (1739-1815), João Luiz Garcia Guimarães aborda o trabalho do médico e enciclopedista francês que vivenciou importantes momentos da história da medicina francesa, envolvendo-se em projetos para sua reforma e reconstrução durante um intervalo que vai das décadas anteriores à Revolução Francesa até o fim do Primeiro Império.

A coleção História e Patrimônios da Saúde e da Ciência já conta com outros cinco livros e tem a coordenação geral das pesquisadoras da Casa de Oswaldo Cruz Dominichi Miranda de Sá, Kaori Kodama e Luciana Heymann. Confira!

Lançamento: Coleção História e Patrimônios da Saúde e da Ciência
Conferencistas: Renato Vicentini; Luiz Alves Araújo Neto; Anne Thereza de Almeida Proença e João Luiz Garcia Guimarães, pesquisadores egressos do Programa de História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).
Data: 12/12/2024
Horário: 14h
Evento presencial
Local: Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ)