Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
22 de Out de 2024
09:00

Diálogos latino-americanos em conservação fotográfica é tema de seminário na COC

Campus Manguinhos

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove a 7ª edição do Seminário Patrimônio Documental em Perspectiva, que esse ano abordará o tema “Diálogos latino-americanos em conservação fotográfica”. O objetivo do evento é proporcionar o encontro e o intercâmbio de conhecimento entre profissionais de conservação fotográfica da América Latina e egressos do Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (PPGPAT) que desenvolveram projetos de pesquisa no campo da conservação fotográfica. O evento será realizado no dia 22 de outubro, às 9h, no Salão de Conferência Luiz Fernando Ferreira do Centro de Documentação e História da Saúde, no campus da Fiocruz, em Manguinhos. A transmissão ao vivo será pelo Zoom.

A mesa de abertura do seminário contará com a participação de Aline Lacerda, assessora da vice direção de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da COC/Fiocruz; Luciana Heymann, coordenadora do PPGPAT; e Ana Roberta Tartaglia, chefe do Departamento de Arquivo e Documentação (DAD/COC).

A mesa de debates da manhã tem por tema Políticas Públicas para a Preservação da Memória Fotográfica: experiências nacionais e contará com as palestras de Soledad Abarca, diretora da Biblioteca Nacional do Chile; de Daniel Sosa, diretor do Centro de Fotografia de Montevideo, no Uruguai; e de Daniela Camargo, mestre em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde pela COC/Fiocruz. A mediação será de Aline Lacerda, assessora da vice-diretoria de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da COC/Fiocruz.

Na ocasião, Soledad Abarca abordará o desenvolvimento da fotografia patrimonial no Chile, a partir da experiência na Biblioteca Nacional. Em seguida, Daniel Sosa apresentará o Centro de Fotografia de Montevidéu, focando na importância do acesso dos usuários a ferramentas que permitam pensar, produzir e interpretar o mundo de imagens que os cercam. Já Daniela Camargo refletirá sobre o legado do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte e seu impacto na conservação de coleções fotográficas brasileiras.

A programação do seminário segue, na parte da tarde, com a mesa Experiências em conservação de negativos e diapositivos fotográficos: séculos 19 e 20, que reúne Laura Caroni, coordenadora da área de conservação do Arquivo Geral da Nação Argentina; Natalia Ulloa, do Centro de Imagem do Peru; Clara Mosciaro, supervisora do Núcleo de Preservação de Acervo do Instituto Moreira Salles; e Felipe Castro, da Cinemateca Brasileira. Sandra Baruki, professora do PPGPAT, fará a mediação.

Laura Caroni apresentará um diagnóstico de conservação aplicado a um conjunto de placas sobre suporte de vidro pertencente ao Museu Histórico Pueyrredón de Buenos Aires. Já Natalia Ulloa abordará as experiências na conservação de negativos plásticos de nitrato e acetato de celulose em Lima, no Peru. Em seguida, Clara Mosciaro apresentará os negativos de vidro produzidos por Marc Ferrez, destacando seu aspecto material e sua trajetória até o Instituto Moreira Salles, onde atualmente compõem a Coleção Gilberto Ferrez. As apresentações serão encerradas por Felipe Castro, que discutirá a história, os usos e a conservação de diapositivos cromogênicos.

O Seminário é realizado pelo Departamento de Arquivo e Documentação (DAD) e pelo Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (PPGPAT).  O tema do seminário é objeto de projeto desenvolvido no âmbito do Programa.

Programação

9h | Café de boas-vindas

9h30 | Mesa de abertura
Aline Lacerda, assessora da vice direção de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da COC/Fiocruz;
Luciana Heymann, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (PPGPAT);
Ana Roberta Tartaglia, chefe do Departamento de Arquivo e Documentação (DAD/COC)

10h – 12h | Políticas Públicas para a Preservação da Memória Fotográfica: experiências nacionais
Soledad Abarca (Biblioteca Nacional – Chile) – La fotografía patrimonial en Chile. Desarrollo y perspectivas desde la experiencia en la Biblioteca Nacional.
Daniel Sosa (Centro de Fotografía de Montevideo – Uruguai) Centro de Fotografia de Montevideo, en la búsqueda de que las personas tengan acceso y herramientas para pensar, producir e interpretar el mundo de imágenes que las rodea.
Daniela Camargo (PPGPAT – Brasil) – O CCPF e seu impacto na conservação de coleções fotográficas brasileiras: reflexões sobre um legado.
Mediação: Aline Lacerda (PPGPAT/DAD)

12h – 12h30 | Debate

12h30 – 13h30 | Almoço

13h30 – 16h | Experiências em conservação de negativos e diapositivos fotográficos: séculos 19 e 20
Laura Caroni (Archivo General de la Nación – Argentina) – Diagnóstico de conservación aplicado a un conjunto de placas en soporte de vidrio pertenecientes al Museo Histórico Pueyrredón de Buenos Aires.
Natalia Ulloa (Centro de la Imagen – Peru) – Experiencias en la conservación de negativos plásticos de nitrato y acetato de celulosa en Lima, Perú.
Clara Mosciaro (PPGPAT/COC – IMS) Transparentes e invisíveis: um guia visual dos negativos de vidro de Marc Ferrez.
Felipe Castro (PPGPAT/COC – Cinemateca Brasileira) Diapositivos cromogênicos: história, usos e sua conservação.
Mediação: Sandra Baruki (PPGPAT/COC)

16h -16h30 | Debate 16h30| Encerramento

Serviço
Seminário Patrimônio Documental em Perspectiva | Diálogos latino-americanos em conservação fotográfica
Data: 22/10/2024
Horário: 9h – 16h30
Transmissão: Zoom  (ID da reunião: 823 6241 6323 | Senha: 479514)

Local: Salão de Conferência Luiz Fernando Ferreira do Centro de Documentação e História da Saúde (Av. Brasil 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro)

Evento bilíngue, português e espanhol. Não haverá tradução simultânea.