Três novos episódios do projeto Ciência em Gotas serão lançados no dia 15 de outubro, às 15h, na programação de abertura da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada no auditório do Museu da Vida, em Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ). Por meio de uma abordagem simples, lúdica e dinâmica, a série de animação apresenta a trajetória e a atuação de cientistas brasileiros no campo da saúde pública e do meio ambiente. Nesta segunda edição, serão homenageados os pesquisadores Luiz Hildebrando Pereira da Silva, Juliano Moreia e Maria José Deane.
A primeira edição da série de vídeos do Ciência em Gotas está disponível no canal da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) no YouTube. Os três novos episódios serão exibidos na programação de emissoras públicas de televisão do país e, posteriormente, também disponibilizados no mesmo canal. Também farão parte das atividades educativas do programa Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre rodas, uma unidade itinerante do Museu da Vida Fiocruz.
“A linguagem audiovisual apresenta grande potencial para a transmissão de informação, porque utiliza formas sofisticadas e multidimensionais de comunicação sensorial, emocional e racional, convertendo-se em suporte eficaz para a popularização do conhecimento. Além disso, transformou-se hoje em dia na linguagem dominante das redes sociais. É nesse contexto que esse projeto foi concebido, apresentando-se como uma iniciativa para divulgar e popularizar a história da ciência e da saúde no Brasil, bem como ampliar ações de divulgação científica, por meio da produção de pequenas pílulas de animação e de sua veiculação por diferentes mídias”, explica o coordenador do projeto, Heverton de Oliveira.
O Ciência em Gotas é um produto do projeto Memórias da Cultura Científica, aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, com gestão cultural da SPCOC. Tem patrocínio da Transegur, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, com realização da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).