A ‘questão do leite’ no século 20: perspectivas brasileiras e internacionais é o tema da disciplina eletiva que a Cátedra Oswaldo Cruz de Ciência, Saúde e Cultura vai oferecer entre 8 e 12 de julho no âmbito do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), com a participação do professor da Cátedra de Ciência Política do Centro Willy Brandt da Universidade de Wrocław (Polônia) Sören Jens Brinkmann.
As atividades serão realizadas presencialmente de segunda a sexta-feira, entre 9h30 e 12h30, no prédio do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), no campus de Manguinhos, no Rio de Janeiro. As inscrições devem ser realizadas entre 24 de junho e 2 de julho. As informações e orientações para a inscrição de alunos regulares e alunos externos estão no site do PPGHCS. As dúvidas devem ser encaminhadas para ppghistoriasaude@fiocruz.br.
Vinculada à Cátedra Oswaldo Cruz de Ciência, Saúde e Cultura, a disciplina será ministrada por Sören Jens Brinkmann e pela professora e pesquisadora da COC Gisele Sanglard, chefe do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde (Depes), no âmbito do programa Capes-Print/Fiocruz.
O curso visa analisar a trajetória específica da questão do leite nas duas maiores cidades brasileiras, Rio de Janeiro e São Paulo, enfocando as duas dimensões mencionadas acima, a higiênica e a nutricional. As aulas abordarão não apenas os discursos de médicos e nutricionistas sobre os riscos e benefícios do consumo de leite, mas também os esforços das autoridades públicas para melhorar a qualidade do produto e incentivar a produção, bem como suas respectivas consequências para os produtores, comerciantes e consumidores ao longo do século 20.
Em 2021, o tema foi abordado no número especial La cuestión de la leche en América Latina, da revista HCS-Manguinhos, editado pelo próprio professor Sören Jens Brinkmann e por José Buschini (Universidad Nacional de La Plata/Argentina), que investiga o consumo de leite de origem animal e a sua complexa transformação em alimento industrial em grandes cidades da América Latina.
Confira a programação completa:
1ª sessão – A ascensão do leite como alimento, 1850-1930
O leite no julgamento da química alimentar; urbanização e aleitamento artificial; Newer Knowledge of Nutrition: “O leite é bom para todos!”; a história do leite no Brasil.
2ª sessão – A outra face do leite: perigo à saúde pública
A revolução bacteriológica e o leite; a tuberculose bovina e o leite; o movimento pela reforma do leite nos EUA; primeiros esforços para o leite higiênico no Rio e em São Paulo.
3ª sessão – O leite no Brasil: a luta pela pasteurização
O que é pasteurização?; desenvolvimento técnico e introdução da pasteurização no Norte; pasteurização no Brasil: o exemplo de São Paulo.
4ª sessão – O leite no Brasil: a luta pela produtividade
Chave da era leiteira: produção em massa; condições e métodos para aumentar a produtividade; produção leiteira no Brasil: causas de atraso no seu início.
5ª sessão – Perspectivas atuais: consumo em massa e intolerância à lactose
Os anos 1990: o avanço definitivo do consumo em massa; a revolução do leite UHT; O que é a intolerância à lactose?; o consumo de laticínios no século 21.