Rodrigo César receberá o prêmio no dia 10 de outubro, em Belo Horizonte, Minas Gerais. |
Com a tese “A Campanha Continental para a Erradicação do Aedes aegypti da OPAS e a Cooperação Internacional em Saúde nas Américas (1918-1968)”, Rodrigo Cesar da Silva Magalhães foi o vencedor do Prêmio de Melhor Tese de Doutoramento em História das Ciências (2014) promovido pela Sociedade Brasileira de História das Ciências (SBHC). A tese foi defendida em dezembro de 2013 no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz (PPGHCS/COC/FIOCRUZ), sob a orientação do Prof. Dr. Marcos Chor Maio.
Com base em pesquisas realizadas em arquivos no Brasil e nos Estados Unidos, Rodrigo Cesar analisou as origens, o desenvolvimento histórico, os impactos e as controvérsias suscitadas pela Campanha Continental para a Erradicação do Aedes aegypti, uma iniciativa lançada em 1947 pela Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) para erradicar o vetor da febre amarela das Américas e que se constituiu no primeiro e mais duradouro programa internacional de erradicação de uma doença já implementado.
O estudo revelou que a Campanha Continental fortaleceu a cooperação interamericana em saúde nas Américas, estreitando as relações científicas, sanitárias e políticas mantidas entre as Repúblicas americanas no pós-Segunda Guerra Mundial, contribuindo para consolidar o campo da saúde pública no continente, como um todo, e no Brasil em particular.
A cerimônia de premiação ocorrerá durante a realização do 14º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, entre os dias 8 e 11 de outubro, em Belo Horizonte, Minas Gerais.