Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Baixo Guandu é a próxima parada do Ciência Móvel

10 jul/2018

O Ciência Móvel já está de malas prontas para visitar o município capixaba de Baixo Guandu, pela primeira vez, de 11 a 14 de julho.

De 11 a 14 de julho, o município capixaba de Baixo Guandu recebe, pela primeira vez, o Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas. Instalado no Ginásio Poliesportivo da cidade, o museu itinerante oferecerá atrações em quatro módulos – Viagens cósmicas, Água é vida, Na onda da transformação e Por dentro de nós –, além de sessões de vídeo e apresentações teatrais da peça O rapaz da rabeca e a moça Rebeca, que aborda a prevenção do HIV/Aids. Todas as atividades são gratuitas. O Ciência Móvel é uma iniciativa do Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), com apoio do CNPq / MCTIC e patrocínio da Sanofi, EDF Norte Fluminense, Dow Corning e Halliburton, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

No módulo Viagens cósmicas, os visitantes poderão conhecer planetas e constelações, saber mais sobre as estações do ano e descobrir várias curiosidades astronômicas, tudo por meio de um incrível planetário digital inflável. E que tal usar microscópio e lupas para desvendar a diversidade da vida que existe numa gota d’água? No módulo Água é vida, o público poderá observar microrganismos, larvas e insetos, e ainda participar de jogos educativos, como o Biodetetive. Completam as atrações do módulo uma exposição de arte, com quadros do artista Rodrigo Andriàn sobre rios brasileiros, e uma miniusina, que mostra como o movimento da água de rios se transforma em energia elétrica, convidando ao debate sobre as questões econômicas, ambientais e sociais desse processo.

A energia também é o tema central do módulo Na onda da transformação, onde o público comprovará que é possível fazer menos força para levantar o mesmo peso, utilizando alavanca e sistema de roldanas. A cadeira giratória revelará alguns segredos dos movimentos de bailarinos e patinadores; e a pilha humana demonstrará a condução da energia elétrica produzida pelo corpo humano. Já o girotec, que funciona como um ‘pião’ interativo, permitirá que o visitante gire em todas as direções, enquanto encara o desafio de manter o equilíbrio. No módulo Por dentro de nós, com modelos anatômicos e outros recursos educativos, o público poderá conversar sobre variados temas, como sexualidade, gestação, saúde auditiva e visual (com direito a brincadeiras com ilusões de óptica!). 
 
Há 12 anos em atividade, o Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas já realizou mais de 160 viagens para mais de 100 municípios diferentes, totalizando cerca de 75 mil quilômetros percorridos e 710 mil visitantes. Localizado no Vale do Rio Doce, Baixo Guandu fica a 180 quilômetros de distância da capital Vitória e tem aproximadamente 30 mil habitantes.
 
SERVIÇO:
Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas
Local: Ginásio Poliesportivo de Baixo Guandu 
Endereço: R. Santa Teresinha, s/n, Baixo Guandu/ES
Dias/horários:
11 de julho: 9h às 12h e 13h30 às 16h30
12 de julho: 9h às 12h e 13h30 às 16h30
13 de julho: 9h às 12h e 13h30 às 16h30
14 de julho: 9h às 12h
Entrada gratuita
Informações e agendamento: (27) 3732-4580 ou (27) 3732-8900 
Informações para imprensa: (27) 3732-8900
Assessoria de comunicação da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz): 3865-2230 ou divulgacao@fiocruz.br