Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Casa de Oswaldo Cruz abre inscrições para edital de incentivo à pesquisa

02 jun/2021

A segunda edição do Programa de Excelência em Pesquisa (Proep) está com inscrições abertas. Por meio de convênio com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Casa de Oswaldo Cruz destinará R$ 1,7 milhão para o financiamento de projetos de pesquisa que contemplarão todos os departamentos da unidade, durante os três anos de vigência do programa (2021-2023). A data-limite para submissão de propostas é 13 de julho.

Confira a Chamada Nº 08/202.

Com o tema central História, Conhecimento e Saúde: desafios para a sociedade brasileira, o edital contemplará até 12 projetos, divididos em três linhas de financiamento de pesquisa. Os produtos esperados para cada uma das linhas, conforme consta no item 11.3.2 da Chamada Pública, constam aqui.

No delineamento desses produtos, além da busca pela excelência científica, será considerada a relevância para o desenvolvimento das áreas de pesquisa da COC, especificamente por intermédio das contribuições para a educação, produção técnica/científica, divulgação científica e na disseminação do conhecimento através da organização/participação de eventos científicos. A expectativa é que as pesquisas permitam a cooperação, a formação de recursos humanos e a ampliação da capacidade de pesquisa na área.

"A relevância do Proep está em induzir e fomentar a pesquisa e a inovação na Casa de Oswaldo Cruz em todas as suas áreas do conhecimento, além de estimular a cooperação entre os diferentes grupos de pesquisa da unidade e as parcerias institucionais tanto nacional como internacional", explica a vice-diretora de Pesquisa e Educação da COC, Magali Romero Sá.

Na primeira edição, os 13 projetos de pesquisa financiados resultaram, dentre outros produtos, em mais de 65 publicações entre 2015 e 2018. Alinhado ao objetivo de investir no papel estratégico da instituição na geração de informações e conhecimentos e na proposição de políticas, programas e intervenções em saúde, o apoio financeiro aos projetos também visam a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

As propostas deverão ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via internet, utilizando-se o Formulário de Propostas online disponível na Plataforma Carlos Chagas. A decisão definitiva está prevista para ser divulgada no dia 17/09/2021 no Diário Oficial da União, por extrato, e na página do CNPq na internet.