O Cerrado será o tema da 5ª edição do minicurso História, Ambiente e Conhecimento no Antropoceno, que será realizado remotamente pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) entre 9 de agosto e 11 de setembro, em sessões semanais às quartas-feiras. As atividades terão transmissão aberta pelo canal da Casa de Oswaldo Cruz no YouTube, com tradução simultânea para Libras. Aqueles que quiserem obter certificado de participação devem se inscrever entre 8 e 31 de julho no Campus Virtual Fiocruz.
O objetivo do minicurso é apresentar e discutir o impacto do Antropoceno nos diversos campos do conhecimento, entre as humanidades, as ciências da vida e as ciências da Terra, tendo por finalidade se familiarizar com os temas e debates que o conceito tem suscitado nesses campos, por meio de especialistas brasileiros que vêm se dedicando ao assunto.
Com o tema Cerrado, a edição do curso este ano reunirá especialistas e ativistas que abordam a longa história socioambiental da região, seus ecossistemas, seus habitantes humanos e não humanos e sua importância para a sociobiodiversidade, o clima e os recursos hídricos. Os convidados discutirão como o Cerrado vem sendo palco de processos e tendências de transformações socioambientais mais intensas das últimas décadas no país e no mundo.
A organização do minicurso é dos pesquisadores Ana Marcela França e André S. Bailão (COC/Fiocruz), Claiton Marcio da Silva (UFFS) e Sandro Dutra e Silva (UEG e UniEvangelica).
Os professores serão Dominichi Miranda de Sá (COC/Fiocruz), Altair Barbosa (PUC-GO), Guilherme Moura Fagundes (USP), Laerte G. Ferreira Jr. (UFG e MapBiomas), José Luiz Franco (UnB) e Vívian da Silva Braz (UniEvangelica) e Edineide Rocha (MST/DFE, UnB).
Confira a programação completa no Campus Virtual Fiocruz.