Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Vitor Voguel
imagem de COC/Fiocruz recebe estudantes para o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência

COC/Fiocruz recebe estudantes para o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência

Atividades realizadas na Casa trataram do arquivo histórico da instituição, além de publicação e divulgação científica

20 fev/2025

Início do conteúdo

Quatorze meninas do ensino médio da rede pública do Rio de Janeiro participaram em 13/02 de atividades na Casa de Oswaldo Cruz em comemoração ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. Uma das atividades concentrou-se na visita ao arquivo histórico da Fiocruz e foi ministrada pela jornalista Cristiane d’Avila, do Departamento de Arquivo e Documentação (DAD/COC). A outra atividade teve como foco a publicação de periódicos e divulgação científica, conduzida por Roberta Cerqueira, editora executiva da Revista História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Marina Ramalho, Marina Ramalho, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida, e Vivian Mannheimer, da Assessoria de Comunicação da COC (Ascom).

O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência foi implementado pela Unesco e é celebrado todo dia 11 de fevereiro, para fomentar a participação feminina nessa área. Desde 2019, o Programa Fiocruz Mulheres e Meninas na Ciência, coordenado por Cristina Araripe, da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), faz parte do calendário da Fiocruz e tem como objetivo despertar o interesse das meninas para a carreira científica. A “Imersão no Verão 2025” foi realizada entre 10 e 14 de fevereiro em diversos setores da instituição. As alunas visitaram laboratórios e ouviram pesquisadoras sobre suas rotinas profissionais.

Visita ao arquivo histórico e conversa sobre Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Cristiane d’Avila, do DAD, realizou uma visita com as meninas ao Arquivo Histórico da COC. Elas aprenderam como os documentos são armazenados, conheceram os equipamentos de digitalização de documentos e foram apresentadas à Base Arch, o repositório de informações sobre o acervo arquivístico da Fundação Oswaldo Cruz. A jornalista apresentou ainda o trabalho realizado pelo departamento na SNCT para divulgar os arquivos da Casa e mostrou alguns jogos desenvolvidos para a divulgação da ciência.

A jornalista disse que o que mais chamou a sua atenção ao conversar com as meninas foi a dificuldade que elas têm de acesso a espaços de cultura, ciência e tecnologia

“Elas disseram não ter muito acesso a feiras de ciência e nunca tinham ouvido falar na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, contou.

 

Credito Vitor Vogel - 2025-02-13 - SFE - Imersão no Verão - Dia Internacional de Meninas e Mulheres na Ciência - 8094 (1)

A importância dos periódicos e da divulgação científica para a área 

Na atividade sobre publicações científicas e divulgação, Roberta Cerqueira falou sobre a importância do artigo científico para a ciência, dando como exemplo a pandemia de Covid-19 e os trabalhos que eram publicados em revistas renomadas sobre a segurança das vacinas. Ela também falou da importância das ciências sociais, e da história, para a área da saúde e mostrou a edição especial de HCS-Manguinho, dedicada a mulheres cientistas:

“As revistas científicas incluem um conjunto de elementos importantes para a ciência. Publicam dados, descobertas e inovações. E as revistas de história, como o caso da Manguinhos, publicam também registros que se tornam memória. Por exemplo, registros de experimentos, alguns que deram certo e outros que não deram”, explicou.

Marina Ramalho falou sobre a atividade de divulgação científica. Disse que muitas vezes os artigos científicos usam uma linguagem técnica que exige conhecimento prévio, e que, por isso, o trabalho de divulgação científica é essencial. Ela também falou sobre as diversas possibilidades de divulgação de um artigo, como postagens no Tik Tok, histórias em quadrinhos, livros para criança, entre outros produtos:

“O artigo científico pode ser a base para muitas formas de divulgação. É um exercício transformar um texto formal em um texto atraente, com uma linguagem fácil, sempre pensando no público-alvo que queremos atingir e nas adaptações necessárias para a divulgação em cada tipo de rede social”, disse. 

 

Credito Vitor Vogel - 2025-02-13 - SFE - Imersão no Verão - Dia Internacional de Meninas e Mulheres na Ciência - 7949

Vivian Mannheimer, jornalista da Assessoria de Comunicação da COC (Ascom) e responsável pelo blog internacional de HCS-Manguinhos, falou sobre o trabalho realizado na revista para a divulgação dos artigos. Um dos exemplos apresentados foi que durante a pandemia de Covid-19 a revista recebeu textos de pesquisadores de diversos estados do Brasil, e de outros países, sobre como eles estavam percebendo aquele momento. Os textos enviados para o blog viraram um número especial da revista.

As meninas também conheceram a redação de HCS-Manguinhos e foram recebidas pela equipe da revista, que falou sobre todo o processo de produção de um periódico, do recebimento de artigos à publicação.