Por Jacqueline Boechat
Compartilhar experiências, práticas e conhecimentos de maneira solidária em prol da preservação e da valorização do patrimônio cultural. Este é o objetivo central de Abordagens e experiências na preservação do patrimônio cultural nas Américas e Península Ibérica, organizado pelos pesquisadores Marcos José de Araújo Pinheiro, Claudia Rodrigues de Carvalho e Carla Teixeira Coelho.
Lançado pela Casa de Oswaldo Cruz em 2021, o livro visa a aproximar profissionais e estudante dos países das Américas, Portugal e Espanha, para com isso, estabelecer novos diálogos e fortalecer laços históricos, culturais e afetivos. A ideia de publicar um livro com esse tema foi amadurecida durante a 3ª Conferência Regional e Oficina de Preservação do Patrimônio, realizada em 2019 no Brasil pela Casa de Oswaldo Cruz, Casa de Rui Barbosa para comemorar os 30 anos da APOYOnline, organização sem fins lucrativos, dedicada à comunicação, ao intercâmbio e ao desenvolvimento profissional no campo da preservação do patrimônio no continente americano e em países de língua espanhola e portuguesa de outras regiões, que também coorganizou o evento. “Realizar um evento de tal magnitude foi um grande aprendizado e ponto de partida para a produção do livro”, afirma Marcos Pinheiro, diretor da COC, e um dos organizadores da obra.
As experiências relatadas no livro demonstram a importância do estabelecimento de redes, do trabalho colaborativo e da troca de experiências para garantir a preservação do patrimônio cultural e seu acesso pela sociedade
A publicação cobre um leque expressivo de temas nas áreas de atuação na preservação e valorização do patrimônio cultural, configurando-se em uma obra de referência, principalmente para estudantes. Além disso, reúne especialistas que conferem representatividade regional e diversidade de temas, estratégia que teve o intuito de incentivar ações cooperativas e solidárias entre os países das Américas e da Península Ibérica, como explica Marcos Pinheiro: “Convidamos, em primeiro lugar, os participantes da conferência. A estes, somamos outros que pudessem acentuar a representatividade de atuação não só nos temas, mas de países e de regiões do Brasil”.
Um dos maiores desafios na empreitada foi seguir adiante com o projeto, não apenas administrando todo processo de construção de um livro desse porte, com autores de diferentes países, sob pressões muito próprias a cada um deles, mas também fazendo isso no meio de uma pandemia. Para Carla Coelho, uma das organizadoras, esse momento decisivo reforçou a importância da cultura e da ciência para nossa sobrevivência: “As experiências relatadas no livro demonstram a importância do estabelecimento de redes, do trabalho colaborativo e da troca de experiências para garantir a preservação do patrimônio cultural e seu acesso pela sociedade", afirma.
Abordagens e experiências na preservação do patrimônio cultural nas Américas e Península Ibérica está disponível nas versões impressa – distribuídas às bibliotecas, instituições de ensino, de pesquisa e memória, além de pesquisadores – e digital, em acesso aberto, nos formatos PDF, no Repositório Institucional Arca e site da Editora Mórula, e Epub, no site da Amazon.