Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

‘Diálogos entre História das Ciências e História Ambiental’ é tema de mesa-redonda na COC

08 jun/2015

Os pesquisadores Angus Wright (California State University, EUA), Marina Miraglia (Universidade Nacional de General Sarmiento, Argentina) e Reinaldo Funes Monzote (Universidade de Havana, Cuba) participam da mesa-redonda Diálogos entre História das Ciências e História Ambiental em 16 de junho, às 10h, no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (PPGHCS/COC/Fiocruz), no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio. Os convidados vão discutir as aproximações teóricas e metodológicas e os desafios contemporâneos das disciplinas que dão título ao evento.

Promovida pelo PPGHCS em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a mesa-redonda começará com as apresentações dos três especialistas em história da América Latina e do Caribe, que abordarão diferentes aspectos das relações entre a história ambiental e a história das ciências. Em seguida, será aberto o debate.

Durante a mesma semana, de 15 a 19 de junho, os dois programas de pós graduação promovem o curso Procesos Socio-Ambientales en el Gran Caribe desde 1492, ministrado pelo professor Reinaldo Funes Monzote, no qual serão exploradas análises comparativas da história ambiental da América Latina e do Caribe.

Palestrantes:

Angus Wright – Relações da história ambiental com a saúde pública e a ecologia
Doutor em História da América Latina pela Universidade de Michigan (Estados Unidos), Wright é professor emérito e um dos fundadores do programa de Estudos Ambientais da California State University (Estados Unidos). Escreveu o livro The Death of Ramon Gonzalez: The Modern Agricultural Dilemma (1990) e é coautor de To Inherit the Earth: The Landless Movement and the Struggle for a New Brazil (2003). Wright também tem trabalhos sobre a história ambiental e as consequências sociais e ambientais da agricultura, com foco no uso de pesticidas, nas Américas.

Marina Miraglia – A geografía histórica e a história ambiental durante o século 20
Doutora em Filosofia e Letras com Orientação em Geografia pela Universidade Nacional de Buenos Aires (UBA), Miraglia é professora na área de tecnologias da informação geográfica e análise espacial na Universidade Nacional de General Sarmiento (Argentina). Miraglia pesquisa temas ligados aos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e ao uso das geotecnologias na análise de bacias hidrográficas da Província de Buenos Aires. Desenvolve, com Lise Sedrez (PPGHIS/UFRJ), projeto de pesquisa com análises comparativas de enchentes históricas no Rio de Janeiro e Buenos Aires.

Reinaldo Funes Monzote – Os animais entre a história da ciência e a história ambiental
Doutor pelo Programa Processos Históricos, Cultura e Desenvolvimento da Universidade Jaume I (Espanha) e professor da Universidade de Havana (Cuba) e da Fundación Antonio Núñez Jiménez de la Naturaleza y el Hombre, Funes é autor de diversas publicações, incluindo o livro De los bosques a los cañaverales – Una historia ambiental de Cuba, 1492-1926. Funes integra a Sociedade Latino-Americana e Caribenha de História Ambiental (Solcha) e a American Society for Environmental History. É membro do conselho editorial de diferentes revistas, entre as quais Historia ambiental latinoamericana y Caribeña.

Serviço
Mesa-redonda ‘Diálogos entre História das Ciências e História Ambiental’
Data: 16 de junho de 2015
Horário: 10h
Local: Campus Fiocruz Manguinhos – Prédio da Expansão – Sala 401
Endereço: Av. Brasil, 4036 – Manguinhos – Rio de Janeiro – RJ