Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Espetáculos teatrais do Museu da Vida ganham versão para a web

05 ago/2021

Sabe aquela sensação e a percepção que só o teatro proporciona? Elas ficaram um pouco mais difíceis por conta das medidas de distanciamento social e outras para conter o novo coronavírus. Mas, para matar a saudade do público, a equipe do Museu da Vida produziu em vídeo duas de suas grandes atrações: Conferência Sinistra e Paracelso, o fenomenal. Enquanto a esquete Conferência Sinistra se tornou um curta-metragem, o espetáculo Paracelso virou uma websérie de quatro episódios. Os espectadores não perdem por esperar!

Assim pensa o chefe do Museu da Vida, Héliton da Silva Barros, para quem “o lançamento dos audiovisuais marcam um momento muito especial”. Segundo Héliton, foi um desafio, “mas ao mesmo tempo uma grande oportunidade para explorar outra vertente das artes cênicas. O teatro segue sendo um grande protagonista em nosso museu, mas as produções em audiovisual vieram para ficar! Estamos muito felizes com o resultado e tenho certeza que o nosso público também vai gostar”, concluiu.

Para a atriz Letícia Guimarães, da equipe de teatro, as artes cênicas fazem parte do DNA do Museu da Vida. “A pandemia nos tirou o essencial: o palco e a presença. Mas, assim como artistas de teatro do mundo todo, nós migramos para as telinhas. E descobrimos nossa mais nova vocação: o cinema como arte e ponte para popularizar a ciência, promover a saúde, trazer alegria e despertar reflexões. Um novo universo se abre para o nosso Museu da Vida, tanto em termos estéticos, quanto em possibilidade de alcance de público para muito além dos nossos muros. E de forma perene, pois no palco online podemos estar sempre em cartaz, afirma Leticia, acrescentando ter “muito orgulho de fazer parte dessa trajetória tão sólida de teatro científico”.

Na avaliação do ator e diretor Pablo Aguilar, o formato do audiovisual trouxe novas possibilidades para o espetáculo Paracelso, o fenomenal. Segundo ele, isso permitiu “aproximar mais o olhar do espectador para os experimentos que os atores realizam, além de termos adaptado o roteiro para que, nessa nova roupagem, a obra fosse dividida e apresentada em quatro episódios, mas sempre mantendo os jogos cômicos e o humor que já era próprio da peça”, explicou.

Conferência Sinistra será a primeira a estrear, em 19 de agosto. Escrito pelo ator Gustavo Ottoni na década de 1990, o texto permanece atual. No palco, uma conversa macabra, bem-humorada e com crítica social entre as doenças que assolavam cidades brasileiras, no início do século 20: febre amarela, peste bubônica e varíola. 

No palco, três caveiras que cheiram a morte e são muito amigas sentam para contar o mal que vêm causando à população, deixando bem claro que odeiam médicos, medidas sanitárias e – coincidências à parte – vacinas! Alguém lembrou dos atuais problemas enfrentados com a pandemia de Covid-19? 

Imagem com atores maquiados representando a morte
Conferência Sinistra. Foto: Acervo COC/Fiocruz

Já os professores ganharão um mimo especial. Eles terão material educativo em audiovisual com dicas de como trabalhar o conteúdo de Conferência Sinistra em sala de aula.

Paralceso, o fenomenal

A estreia de Paracelso, o fenomenal será em 1º setembro. O ator Pablo Aguilar assina o texto e a direção da peça. Encenada pela primeira vez no Museu da Vida em 2019, conta a trajetória da dupla Philippus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim – o famoso Paracelso – e a assistente Ununúltima. O público confere as peripécias, malícias e mistérios das personagens em um verdadeiro show de ciências.

Aliás, a ciência da peça e da websérie se mistura com crenças, superstições e muitos experimentos, características encontradas na prática científica antes de sua institucionalização nos séculos 16 e 18. Paracelso, por exemplo, foi um médico, alquimista e ocultista suíço-alemão nascido no século 15.

Mesmo na nova versão, o espetáculo é garantia de boas gargalhadas. Todos os episódios lançados a cada semana contarão com três recursos de tecnologia assistiva: janela de libras, legenda e audiodescrição. Para assistir, é só acessar canal do Youtube do Museu da Vida, a partir de 19 de agosto, se inscrever no canal, sem esquecer de curtir o vídeo.  
As duas novas produções do Museu da Vida receberam financiamento através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei do ISS da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro). Confira a ficha técnica dos espetáculos no site do Museu da Vida.

Atores em ação no espetáculo Paracelso, o fenomenal
Paracelso, o fenomenal. Foto: Jeferson Mendonça

Serviço
Conferência Sinistra: 19 de agosto
Paracelso, o fenomenal: setembro
Disponível: Canal do Museu da Vida no You Tube – youtube.com/museudavida