Gestão e preservação de documentos arquivísticos digitais na Fiocruz é o tema da 16ª edição do Fórum Arquivos e Arquivos que acontece no dia 17 de novembro, às 9h30, no Auditório do Museu da Vida Fiocruz, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4365). A transmissão ao vivo será pela página da Casa no FaceBook. Organizado por profissionais que atuam no Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos (Sigda) – Fiocruz, coordenado pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), o objetivo do Fórum é compartilhar iniciativas promissoras adotadas pela Fiocruz para a gestão e preservação de documentos arquivísticos digitais.
Reconhecida nacional e internacionalmente pelo seu papel de destaque em promover a saúde pública e o desenvolvimento social, a instituição produz diariamente uma vasta quantidade de informações registradas em documentos digitais. Entre as estratégias adotadas pela instituição estão a elaboração de documentos relevantes que norteiam a execução das ações necessárias até o momento, como por exemplo, o Acordo Produtor-Preservador; além da formalização de instâncias, como a Comissão Permanente de Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais, por exemplo.
“A produção documental foi intensificada com a pandemia de Covid-19, acarretando a adoção de novas plataformas e aplicativos para este fim. Consequentemente, a urgência em disponibilizar informações por intermédio de diferentes meios digitais que agora precisam ser analisados, principalmente para que sejam pensadas estratégias voltadas à sua preservação digital, também foi acentuada” explica Ivone Pereira de Sá, uma das organizadoras do Fórum e integrante da assistência técnica do Sigda do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa.
Neste contexto, o Fórum propões diversas reflexões: a Fiocruz, assim como as demais instituições públicas brasileiras, está preparada para todas essas mudanças que o mundo digital vem produzindo? Já existem respostas, caminhos, orientações para tantas questões que surgem devido, principalmente, aos avanços tecnológicos? E o arquivista, qual sua participação nesse cenário, já que surgem novos papéis, novos conhecimentos e novas propostas de atuação para esses profissionais? Esses e outros questionamentos serão debatidos durante o evento.
A programação conta com palestras sobre Plano de Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais da Fiocruz; Desafios da gestão e preservação de documentos audiovisuais: experiências da VideoSaúde Distribuidora; Preservação Digital: Acordo Produtor-Preservador da Fiocruz; Gestão, preservação e acesso dos documentos arquivísticos-arquitetônicos: as iniciativas do Departamento de Patrimônio Histórico, entre outros.
Aline Lopes de Lacerda, pesquisadora do Departamento de Arquivo e Documentação e assessora técnica da Vice-Diretoria de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da Casa; Felipe Almeida Vieira, chefe do Serviço de Arquivo Histórico do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa; e Karina Veras Praxedes, coordenadora do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos da Fiocruz, participam da mesa de abertura do Fórum.
Confira a programação completa:
09h30 – 10h | Credenciamento
10h – 10h20 | Mesa de abertura
Aline Lopes de Lacerda, pesquisadora do Departamento de Arquivo e Documentação e assessora técnica da Vice-Diretoria de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.
Felipe Almeida Vieira, chefe do Serviço de Arquivo Histórico do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.
Karina Veras Praxedes, coordenadora do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos da Fiocruz.
10h20 – 10h35 |Plano de Gestão de Documentos Arquivísticos Digitais da Fiocruz.
Ivone Pereira de Sá, Assistência Técnica do Sigda do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.
10h35 – 10h50 | Desafios da gestão e preservação de documentos audiovisuais: experiências da VideoSaúde Distribuidora.
João Guilherme Nogueira Machado, VídeoSaúde Distribuidora, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde/Fiocruz.
10h50 – 11h05 | Preservação e gestão de documentos fotográficos digitais: ações do Laboratório J. Pinto.
Jeferson Mendonça dos Santos Silva, Laboratório Fotográfico J.Pinto do Serviço de Arquivo Histórico do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.
11h05 – 11h20 | Gestão, preservação e acesso dos documentos arquivísticos-arquitetônicos: as iniciativas do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH/COC/Fiocruz).
Ana Carolina Galheigo e Taiana Antunes Maimone, bolsistas do Programa Preservo da Fiocruz.
11h20 – 11h35 | Elaboração de metodologia para definição de temporalidade de dados de pesquisa na Fiocruz.
Renata Oliveira de Araújo, bolsista da Assistência Técnica do Sigda do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.
11h35 – 11h50 |Organização do acervo iconográfico digital da Coordenadoria de Comunicação Social da Ficruz.
Bárbara Cristina Barbosa Pinto da Silva, Coordenadoria de Comunicação Social da Fiocruz.
11h50 – 12h05 | A preservação digital do acervo sonoro e audiovisual no DAD: levantamento do fluxo de documentos e identificação.
Renata Silva Borges, Serviço de Arquivo Histórico do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.
12h05 – 12h20 |Debate.
12h20 – 13h30 |Almoço.
13h30 – 13h55 |Preservação Digital: Acordo Produtor-Preservador da Fiocruz.
Marco Dreer, consultor em preservação digital, bolsista da Assistência Técnica do Sigda do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.
13h55 – 14h20 |Arca Dados Fiocruz.
Vanessa de Arruda Jorge, Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz.
14h20 – 14h45 | Documentos arquivísticos digitais e os desafios de adequação à LGPD
Rafael Pereira Barboza, Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz
14h45 – 15h |Debate
15h | Encerramento