Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

HCSM debate os 40 anos do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher

22 jul/2024

César Guerra Chevrand

Os 40 anos do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher são o tema principal do depoimento da médica sanitarista, militante da reforma da saúde, ativista feminista, gestora de saúde, pesquisadora e professora universitária Ana Maria Costa na nova atualização do volume 31 da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos.

Realizada pela pesquisadora do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Claudia Bonan e pela professora da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/Universidade Federal do Rio de Janeiro) Andreza Pereira Rodrigues, a entrevista aborda o pioneirismo do programa e a introdução da perspectiva dos direitos reprodutivos das mulheres no Sistema Único de Saúde (SUS).

Análise

A relação entre as variações na altura e na saúde dos mexicanos durante a segunda metade do século 20 e evolução da desigualdade econômica são o tema do artigo da professora da Universidade de Rice (EUA) Moramay Lopez-Alonso. De acordo com a autora, a “altura média dos adultos mexicanos teve um aumento modesto em relação às possibilidades da plasticidade humana”. Pesquisador do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Conicet) e da Universidade Nacional de Quilmes (Argentina) Federico Rayez analisa a trajetória do médico argentino Germinal Rodríguez em diálogo com a história social da saúde e da doença e com uma tendência historiográfica recente das biografias médicas. Consultor de políticas públicas de seu partido e funcionário do estado, Rodríguez teve a vida marcada pela carreira acadêmica de sucesso e pela militância socialista.

Os discursos médicos que influenciaram a criação e o desenvolvimento de novas práticas obstétricas no Uruguai, entre 1920 e 1940, são objeto de análise da professora da Universidade da República (Uruguai) Natalia Magnone Alemán. Neste período, mudanças foram introduzidas com o intuito de proteger o feto de danos causados pelo trabalho de parto e para substituir antigas práticas consideradas obsoletas. Em sua análise sobre o programa de assistência técnica para pesquisa e desenvolvimento pesqueiro, implementado pela Organização para Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, entre 1955 e 1978, os pesquisadores do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Conicet) Adriana Feld e Ezequiel Sosiuk discutem “como foram construídos, simultaneamente, o campo da pesquisa, da política e da atividade pesqueira brasileira”.

Nota de Pesquisa

Em “Nada sobre nós, sem nós: a surdez no ensino de história e na produção historiográfica, 2015-2022”, o professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul/Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Valter Lenine Fernandes discute o lugar da pessoa com deficiência nos periódicos A1 e A2 e nos projetos pedagógicos de cursos de graduação em história da Universidade de São Paulo e da Universidade Estadual de Campinas, consideradas as melhores referências nos critérios de articulação entre a Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146) e a formação inicial desses profissionais.

Confira todos os conteúdos no portal Scielo.