A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) recebe inscrições para o processo seletivo do mestrado profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde de 14 de março a 15 de abril. Ao todo serão oferecidas 15 vagas. O processo seletivo será composto pela análise da documentação dos candidatos, prova escrita, entrevista e análise do pré-projeto de trabalho final e do currículo, além de prova de língua estrangeira. As aulas da primeira turma terão início em agosto de 2016 no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Mais detalhes sobre as inscrições estão disponíveis na chamada pública.
Acesse:
Chamada pública e inscrições
De caráter interdisciplinar, o programa visa capacitar profissionais para atuar nas áreas de gestão, divulgação e preservação do patrimônio cultural das ciências e da saúde a partir de uma reflexão crítica sobre as diferentes técnicas, procedimentos e normas que colaboram para o desenvolvimento de ações de intervenção, com base em instrumentos de planejamento, monitoramento e avaliação de resultados.
Marcado pela diversidade de olhares sobre a questão do patrimônio, o corpo docente é formado por 17 professores da Casa de Oswaldo Cruz e de outras instituições do Rio de Janeiro, entre as quais a Fundação Jardim Botânico, a Fundação Casa de Rui Barbosa, a Fundação Nacional de Arte (Funarte) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). O programa conta ainda com dois parceiros internacionais -Universidade Católica Portuguesa e a Universidade Nova de Lisboa.
O mestrado tem duas linhas de pesquisa. A primeira – Patrimônio cultural: história, memória e sociedade – busca dar subsídios para que os alunos possam problematizar a construção do reconhecimento e da valorização de determinados registros/objetos como itens relacionados à área das ciências e da saúde a serem preservados no tempo.
A linha Patrimônio Cultural: preservação e gestão visa fomentar pesquisas, estudos e produtos voltados ao debate contemporâneo sobre a gestão do patrimônio cultural, compreendendo operações, procedimentos e atores envolvidos nos processos de produção, constituição, organização, uso, salvaguarda e conservação preventiva de acervos institucionais e pessoais, formados a partir das práticas ligadas à área das ciências e da saúde.