O Ciência Móvel, museu itinerante de ciências da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), chega a São José do Vale do Rio Preto, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, trazendo muita diversão e cultura à população. O projeto oferece atividades interativas, lúdicas e divertidas, como o planetário inflável, o jogo das vacinas, as exposições Dengue e energia e Os caminhos de Darwin, a bancada de microscopia, os tubos musicais e outros módulos. As atividades são levadas a bordo de uma carreta de 13,5 metros de comprimento.
Segundo Marcus Soares, coordenador do Ciência Móvel, o projeto apresenta equipamentos interativos, onde os visitantes encontram diversão e aprendizagem em um só lugar. “A bancada de microscopia, por exemplo, é dedicado à observação de células humanas, vegetais e detalhes minúsculos de insetos, aranhas e outros animais. Os tubos musicais, por sua vez, mostram como é possível produzir diferentes sonoridades”, comenta Marcus.
Gratuito e aberto à visitação, o Ciência Móvel desembarca no Estádio Municipal Mário Chaves, onde permanece de 17 a 20 de junho, aberto das 9h às 16h30, com intervalo para almoço de 12h às 13h30. Nos dias 18 e 20, o caminhão estará aberto das 18h às 20h, com pausa entre 17h e 18h, e dia 20 a exposição funciona até 12h. Durante os intervalos para almoço e lanche, a mostra fica fechada.
O Ciência Móvel – Vida e saúde para todos, aprovado pela Lei Rouanet (Ministério da Cultura), conta com as parcerias da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e de Bio-Manguinhos e o patrocínio da Sanofi e IBM.
Serviço:
Projeto “Ciência Móvel – Vida e saúde para todos”
Data: 17, 18, 19 e 20 de junho
Preço: Entrada franca
Local: Estádio Municipal Mário Chaves
Endereço: Estrada Silveira da Motta, s/nº – São José do Vale do Rio Preto (RJ)