Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Museu da Vida oferece programação especial de férias

16 jan/2015

A programação de férias – com visitação livre – no Museu da Vida promete muitas atividades até 28 de fevereiro, último sábado do mês mais curto do ano. Juntam-se ao Parque da Ciência e ao Ciência em Cena (Tenda da Ciência e Epidauro), outros espaços: o Castelo da Fiocruz, a Sala de Exposições e até a área verde do campus da Fundação, em Manguinhos. Uma série de atividades aguarda a visita do público, que pode fazer a Trilha Histórica, assistir ao Show de Ciências, conhecer e se fascinar com as informações e curiosidades das exposições “Elementar – a química que faz o mundo” e “Biodiversidade e Saúde”, além de conferir a aventura de um indiozinho caiapó na peça “Curumim quer música”.

Na “Caminhada Histórica” o público conhece a trajetória da Fiocruz, sua transformação e importância para a ciência brasileira. Ela aborda ainda temas como a expansão da Fundação com a criação de outras unidades, a expansão do conceito de saúde, as expedições científicas do Instituto Oswaldo Cruz no início do século 20, os anos da ditadura militar na década de 1960, o processo de redemocratização do país e a criação do SUS nos anos 80, entre outros. A “Caminhada Histórica” é feita às sextas-feiras, às 9 horas. 

Outra atividade divertida oferecida pela programação especial é o “Show de Ciências”. Nela experimentos interativos de vários campos da ciência são realizados ao vivo, com técnicas de arte cênica, para discutir de maneira lúdica desde energia, saúde e reações químicas aos efeitos da gravidade. A apresentação é no auditório do Museu da Vida, às quintas e sextas-feiras, em dois horários: 10h e às 14h30. 

A exposição “Biodiversidade e saúde” – voltada ao público a partir de 12 anos – convida à reflexão sobre o tema. O objetivo é contribuir para que o visitante entenda a importância desse patrimônio natural do país. Desenvolvida pelo Museu da Vida e Farmanguinhos (Instituto de Tecnologia em Fármacos), da Fiocruz, a mostra reúne painéis e módulos interativos que apresentam a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia.

O visitante pode conhecer mais sobre os seis biomas brasileiros – Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas – e refletir sobre a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. A mostra traz um jogo da memória com informações sobre espécies brasileiras ameaçadas de extinção e uma atividade interativa sobre as relações ecológicas que acontecem no ambiente da floresta.

Organizada na Sala de Exposições Temporárias do Museu da Vida, “Biodiversidade e saúde” foi inaugurada em outubro de 2013, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A exposição teve apoio da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e patrocínio das empresas JAM Engenharia de Ar Condicionado, Globe Química, Relthy e Nortec Química. A mostra volta a ocupar aquele mesmo espaço do Museu, no próximo dia 21 de janeiro.

O público não pode perder os laboratórios de percepção de luz e som, que acontecem no Ciência em Cena a cada 50 minutos. O objetivo é apresentar conteúdos da física e da biologia com atividades que exploram o tema da percepção por meio de diferentes recursos, tais como painéis interativos e instrumentos ópticos. Ainda no Ciência em Cena, crianças de 6 a 8 anos podem participar do espetáculo “Curumim quer Música”. No palco, o indiozinho Ynhire quer preservar a floresta e os costumes de sua tribo. Como fazer isso? É o que os pequenos e seus familiares acabam descobrindo ao assistir às aventuras do pequeno caiapó. Em cartaz no Epidauro, espaço do Ciência em Cena, a atração pode ser vista nas terças-feiras, às 11h e às 14h30.

A programação inclui ainda a exposição permanente do castelo e visitas guiadas ao Parque da Ciência e à Pirâmide, que acontecem a cada 50 minutos. 

Serviço

Programação de Férias do Museu da Vida
De janeiro a 28 de fevereiro de 2015.
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9 às 16h30; sábado, das 10h às 16h.
Telefone: (21) 2590-6747 | recepcaomv@coc.fiocruz.br
Entrada: Grátis.
www.museudavida.fiocruz.br