A Biblioteca de História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) abriu uma nova turma da oficina “Livro raro – O que é?” no dia 15 de setembro, das 9h às 12h e das 13h às 16h. As inscrições podem ser feitas até 5 de setembro pelo e-mail obrarara@fiocruz.br. Ao todo, são 35 vagas. A atividade tem por objetivo subsidiar a formação e a gestão de coleções bibliográficas especiais. O oficina acontece na sala 405 do prédio da Expansão, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio.
A oficina será ministrada por Jeorgina Gentil Rodrigues, bibliotecária na Biblioteca de Ciências Biomédicas do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), ela é mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora em Informação, Comunicação em Saúde pelo Icict/Fiocruz.
Os principais tópicos abordados são: o livro científico; o periódico científico; primeiros impressos brasileiros; critérios para qualificação de obras raras; e fontes de pesquisa. Aberta ao público externo mediante inscrição, a atividade é voltada para bibliotecários, estudantes de biblioteconomia, pesquisadores de acervos de memória e demais profissionais interessados em entender o conceito de raridade bibliográfica.
Oficina “Livro raro – O que é”
Docente: Jeorgina Gentil Rodrigues (Icict/Fiocruz)
Carga horária: 6 horas
Data: 15 de setembro, das 9h às 12h e das 13h às 16h,
Inscrições: Até 5 de setembro, pelo e-mail obrarara@fiocruz.br
Vagas: 35