O início do ano acadêmico de 2023 do Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da COC será marcado pela palestra ‘O lugar das memórias difíceis nos estudos contemporâneos sobre patrimônio’ com a professora da Unicamp, Cristina Meneguello, e pelo lançamento do livro ‘A gestão de riscos como estratégia para a preservação do patrimônio cultural das ciências e da saúde’. O evento acontece presencialmente no dia 28/3, às 14h, no Salão de Conferências do Centro de Documentação e História da Saúde em Manguinhos, no Rio de Janeiro.
Doutora em História pela Unicamp, Cristina Meneguello discutirá a questão dos ‘patrimônios difíceis’, aqueles geralmente associados a locais de segregação e sofrimento ou relacionados a memórias de eventos marcados por experiências traumáticas. O objetivo é suscitar o debate acerca do direito à memória que, nesses casos, levantam questões sensíveis, de forte ressonância política. Como patrimonializar tais espaços e memórias? Como representar o indizível? Como gerir demandas, por vezes conflitantes, por lembrança e por esquecimento? Serão algumas reflexões propostas pela especialista.
Na ocasião, também será lançado o e-book ‘A gestão de riscos como estratégia para a preservação do patrimônio cultural das ciências e da saúde’, de autoria de Carla Coelho, Marcos José Pinheiro, Bruno Sá e Nathália Vieira Serrano, profissionais da COC/Fiocruz.
A publicação da Editora Mórula, com recurso da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), visa contribuir para a disseminação da gestão de riscos, a partir da experiência com o patrimônio cultural da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que envolveu diferentes atores, analisando as principais etapas do trabalho, dificuldades enfrentadas e estratégias adotadas para sua realização.
Sobre Cristina Meneguello
Professora da Unicamp nos cursos de história e arquitetura e urbanismo, e com experiência nas áreas de história, cultura visual, divulgação científica e preservação do patrimônio, Cristina Meneguello é coordenadora da Olimpíada Nacional de História do Brasil – que chega à 15ª edição em 2023, vice-presidente do Comitê Brasileiro de Preservação do Patrimônio Industrialprimeira-secretária da ANPUH Brasil (2021-2023).
Em sua atuação profissional, foi representante nacional junto ao Comitê Internacional para a Preservação do Patrimônio Industrial e presidente da ANPUH São Paulo (2012-2014), coordenou o MP em Ensino de História na Unicamp (2016-2020) e foi membro da Comissão Acadêmica Nacional do ProfHistória. Além disso, presidiu, por quatro anos, o Comitê Brasileiro de Preservação do Patrimônio Industrial, do qual é membro fundadora.
Com vários artigos publicados, organizou os seguintes livros nos últimos três anos: Corpos e Pedras: estátuas, monumentalidade e história; Patrimônio industrial na atualidade; Arte e Patrimônio Industrial, e Dicionário Temático de Patrimônio – Debates Contemporâneos.
Já sobre sua formação, possui doutorado em história pela Unicamp, realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Veneza (2005) e na Universidade de Coimbra (2008) e participou do programa de docente visitante na Universidade de Padova (2013).