A revista Public Understanding of Science (PUS) de janeiro de 2015 traz o especial Voices from other lands, que reúne artigos e reflexões sobre a divulgação científica fora do eixo Europa e Estados Unidos. Uma das principais revistas do mundo na área de comunicação da ciência e divulgação científica, a PUS inclui neste número, editado pela pesquisadora do Museu da Vida (COC/Fiocruz) Luisa Massarani, seis artigos que abordam facetas distintas da divulgação científica de países da América Latina, África e Ásia. Entre os temas abordados, estão museus de ciência, mídia e relação dos cientistas com os meios de comunicação de massa.
A concepção do número especial partiu da constatação de que a circulação de pesquisas em comunicação da ciência e divulgação científica é dominada por países como Estados Unidos, Inglaterra, Austrális e Nova Zelândia, não por acaso países que têm o inglês como língua-mãe. Com o objetivo de se fazer ouvir as “vozes inauditas” de diversas partes do mundo, foram selecionados para esta edição seis artigos escritos por pesquisadores de Gana, Argentina, México, Suriname, Taiwan e Tailândia.
“Queremos convidar as pessoas de fora do mundo anglo-saxônico a explorar mais a divulgação científica em diferentes lugares e, consequentemente, trazer novas ideias para essa publicação. Acreditamos que o encontro de pessoas de diferentes lugares e culturas pode inspirar mutuamente, contribuindo, assim, com esse campo estimulante”, diz Luisa Massarani na introdução do número, publicado em inglês. A leitura dos artigos é livre para quem tem acesso ao Portal Capes. Para os demais usuários, o acesso à maior parte dos artigos é pago, mas pode-se ler gratuitamente os resumos em: http://pus.sagepub.com/content/current.