Quartos em tela metálica para isolamento de doentes de febre amarela em 1905. Foto: Acervo COC/Fiocruz. |
Os pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz Jaime Benchimol (COC/Fiocruz) e Margareth Dalcolmo (Ensp/Fiocruz) participam – nesta sexta-feira (17/04) às 17h30 – do debate online ‘História, urbanismo e saúde pública’. Promovido pelo Instituto Moreira Salles (IMS), o evento marca os cinco anos do portal Brasiliana Fotográfica e será transmitido ao vivo na página do IMS no Facebook.
Os especialistas abordarão temas sobre urbanismo, saúde pública e a história da cidade do Rio de Janeiro e das grandes metrópoles brasileiras, e falarão também sobre registros históricos e trabalhos acadêmicos relacionados ao tema.
O debate conta ainda com a participação do arquiteto e urbanista da USP, Guilherme Wisnik, e será mediado pela historiadora e pesquisadora da COC/Fiocruz, Aline Lopes de Lacerda, e pelos curadores do portal Sérgio Burgi, coordenador de fotografia do IMS, e Joaquim Marçal, coordenador da BN Digital.
Sobre a Brasiliana Fotográfica
O portal é um espaço para fomentar a reflexão sobre acervos fotográficos. O site começou como uma iniciativa do IMS e da Biblioteca Nacional e hoje conta também com acervos das seguintes instituições: Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, Fundação Joaquim Nabuco, Leibniz-Institut fuer Laenderkunde, Museu Aeroespacial, Museu da República e Museu Histórico Nacional.