O Encontro às Quintas recebe no dia 7 de novembro o professor Marc Adam Hertzman, do Departamento de História da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Em sua palestra ele fará referência à expressão “império brasileiro”, que, embora seja muito utilizada por estudiosos, tem seu significado interrogado por poucos. O pesquisador busca analisar o significado da palavra império no contexto brasileiro, adotando como fonte de inspiração as idéias desenvolvidas pela historiadora Wiebke Ipsen (1970-2009), autora do livro Delicate Citizenship: Gender and Nationbuilding in Brazil, 1865-1891 (2005). O evento acontece às 10h, na sala 407 do Prédio da Expansão, no Campo da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro.
Partindo da trajetória de duas personagens, uma esquecida e outra muita conhecida, Marc A. Hertzman propõe novos caminhos na análise da história dos séculos 19 e 20 no País. A primeira personagem referida, Antônia Alves Feitosa (1848-1867), conhecida como Jovita Feitosa, nascida em Tauá (Sertão dos Inhamuns, Estado do Ceará), vestiu-se de homem e tentou lutar na Guerra de Paraguai. A segunda trajetória destacada é a de José Maria da Silva Paranhos (1845-1912), o Barão do Rio Branco, um dos diplomatas mais importantes da virada do século. Reconstituindo e analisando a história de Jovita Feitosa e do Barão do Rio Branco e suas memórias coletivas, o pesquisador diz perceber a existência de um “imperialismo brasileiro”, embora este possa ser encontrado em lugares surpreendentes.
Hertzman é doutor em História da América Latina (University of Wisconsin-Madison, 2008) com a tese Surveillance and Difference: The Making of Samba, Race, and Nation in Brazil (1880s-1970s). Foi professor assistente do Department of Latin American & Iberian Cultures e diretor do Columbia’s Center for Brazilian Studies, na Columbia University. Sua tese de doutorado ganhou, em 2009, o prêmio New England Council of Latin American Studies Best Dissertation Prize. Seus estudos destacam temas como história da América Latina, Brasil, Raça, Cultura, Diáspora africana, Gênero, e Trabalho. Entre suas publicações destacam-se o livro Making Samba: A New History of Race and Music in Brazil, e o artigo A Brazilian Counterweight: Music, Intellectual Property and the African Diaspora in Rio de Janeiro (1910s–1930s) (Journal of Latin American Studies, 2009).