Que elementos do processo identitário do Nordeste brasileiro nasceram do contato com culturas estrangeiras? O que muda em nossa percepção sobre a construção da identidade nordestina quando analisamos o Nordeste como uma região inserida no contexto internacional? Por meio da análise de eventos no Nordeste que capturam a interação de interesses regionais, nacionais e internacionais, o próximo Encontro às Quintas aborda a identidade nordestina como um processo vivo e compartilhado por vários setores da população – do intelectual tradicional ao cordelista, do jornalista esportivo à rainha de beleza.
Confira a apresentação ao vivo, a partir das 10 horas de 01/11
Na palestra de Courtney J. Campbell, doutoranda em história na Vanderbilt University, será apresentado o esboço de capítulos de sua tese, seguido por uma apresentação breve de sua trajetória profissional e acadêmica. Finalmente, será discutido o processo evolutivo de sua pesquisa, a partir das viagens e contatos em congressos e simpósios com pesquisadores de instituições diversas.
Courtney J. Campbell formou-se na Universidade de Michigan-Flint em Letras em espanhol e Letras em francês, em 2001. No mesmo ano, foi morar no Chaco Paraguaio como voluntária dos Corpos de Paz. Courtney fez especialização no Ensino da História das Artes e Religiões na Universidade Federal Rural de Pernambuco (2004), mestrado em Educação na Universidade Federal de Pernambuco (2008), e mestrado em História na Vanderbilt University (2010). Atualmente, realiza a pesquisa de tese com o apoio de uma bolsa financiada pela Fundação Mellon e administrada pelo Instituto de Educação Internacional.
Coordenação do Encontro às Quintas: Robert Wegner
Data: 1º de novembro de 2012
Horário: 10 horas
Local: sala 407 do Prédio Expansão | Avenida Brasil, 4036 – Manguinhos, RJ
Mais informações: (21) 3882-9095 e historiasaude@coc.fiocruz.br .