Fiocruz
Webmail FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ

Seminário discute a saúde da pessoa com deficiência

12 set/2024

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove em 25 de setembro, a partir das 9h, o seminário A importância da saúde na vida da pessoa com deficiência. A atividade, que marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, busca promover o compartilhamento de práticas mais inclusivas nas organizações.

O evento acontece no Salão de Conferência Luiz Fernando Ferreira, no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio, com possibilidade de participação remota. As solicitações de inscrição deverão ser submetidas por e-mail para rejane.tavares@fiocruz.br ou presencialmente na sala 204 do CDHS. No total, serão abertas 53 vagas. Depois de inscrito, para ter acesso à plataforma de transmissão (Zoom), use o ID da reunião 819 0749 0874 e a senha 953755. Outra forma de entrar na reunião é por meio deste link.

Coordenado pelo Serviço de Gestão de Pessoas da Casa de Oswaldo Cruz, o seminário terá mediação da educadora Bianca Reis, coordenadora das Ações Educativas do Museu da Vida Fiocruz.

A mesa de abertura será composta pela vice-diretora de Gestão e Desenvolvimento Institucional da COC, Nercilene Monteiro, a representante do Fórum de Acessibilidade da unidade, Carolina Sacramento, e o responsável pelo eixo de enfrentamentos aos capacitismo da Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas da Fiocruz (Cedipa), Leonardo Oliveira.

Os palestrantes do seminário serão a vice-presidente do Instituto Circuito Funcional Adaptado (CFA), Victoria Broad, que abordará a atuação da instituição na promoção da saúde das pessoas com deficiência física; a educadora e especialista em direitos humanos Cristiane Muñoz, cujo tema será Acessibilidade e capacitismo: o que são e onde a arte pode atuar; e a especialista em inclusão e mestranda do instituto Benjamin Constant Natacha Ruback, que falará sobre a mulher com deficiência no esporte.