Ir para o conteúdo

Pós-Doutorado

Diretrizes para realização de estágio de pós-doutorado no PPGPAT/COC/Fiocruz

O estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (PPGPAT) da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) tem como objetivo receber pesquisadores(as) doutores (as) para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e de ensino junto à comunidade acadêmica do Programa. Além disso, é esperado que ao longo do período do estágio o(a) pesquisador(a) participe, sempre que possível, das atividades acadêmicas promovidas pela Casa de Oswaldo Cruz (COC).
Os(as) pesquisadores(as) em estágio de pós-doutorado junto ao PPGPAT terão acesso a todos os recursos informacionais disponíveis na Casa de Oswaldo Cruz e poderão utilizar instalações dedicadas a pesquisadores visitantes desde que haja disponibilidade e as condições sanitárias assim o permitam.
O(a) pesquisador(a) deverá cumprir as metas estabelecidas no projeto de pesquisa e, ao final do estágio, realizar uma palestra e produzir um relatório final indicando produção científica e demais atividades desenvolvidas. O relatório deverá ser encaminhado pelo(a) supervisor para conhecimento e aprovação do Colegiado e, findo esse procedimento, será disponibilizado na página do PPGPAT e o(a) pesquisador(a) receberá uma declaração de conclusão do estágio pós-doutoral.
O(a) pesquisador(a) deverá mencionar, nos trabalhos produzidos durante ou em decorrência do desenvolvimento do seu projeto, o vínculo com o PPGPAT/COC.
O estágio não está necessariamente vinculado a uma bolsa.

Instruções para envio de propostas
O estágio deve ser proposto por um(a) docente do PPGPAT, que assumirá a interlocução com a pesquisa a ser desenvolvida, atuando como supervisor(a). A proposta deve ser encaminhada à coordenação do Programa que, após verificar sua conformidade, a enviará aos membros da Comissão de Pós-Graduação para aprovação.
O período de realização do estágio deverá estar claramente expresso na proposta, podendo variar de seis meses a um ano. O estágio poderá ter sua vigência renovada uma vez por período igual ou inferior ao inicialmente proposto mediante solicitação formal do(a) supervisor(a).
A proposta a ser encaminhada para formalização do vínculo de pós-doutorado deverá conter os seguintes documentos:
1. Carta de intenções que justifique o estágio pós-doutoral junto ao PPGPAT, contendo dados sobre a trajetória acadêmica e profissional do pesquisador, sobre sua filiação institucional e produção intelectual.
2. Projeto original a ser desenvolvido junto a uma das linhas de pesquisa do PPGPAT contendo objetivos, referenciais teóricos e metodológicos, plano de trabalho, resultados previstos e cronograma das atividades a serem desenvolvidas no período do estágio.
3. CV Lattes atualizado.

 

Todo o conteúdo do Portal COC pode ser copiado, distribuído, exibido e reproduzido livremente, para fins não comerciais, desde que seja citada a fonte. A utilização para fins comerciais está sujeita a uma licença da COC/Fiocruz