Ir para o conteúdo

O Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz (COC), foi criado em 2015 e, no ano seguinte, recebeu a sua primeira turma.  Seu curso de Mestrado Profissional foi aprovado e recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) com conceito 4. Destina-se à formação de profissionais capazes de articular o conhecimento teórico com o desenvolvimento de métodos e técnicas inovadoras, de forma interdisciplinar, na abordagem dos processos de gerenciamento da preservação e conservação do patrimônio cultural das ciências e da saúde. 

Este programa se estrutura a partir da interface e interseção de diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para a gênese de um olhar e promoção de uma formação profissional diferenciada na área de patrimônio cultural. Seu objetivo é suscitar a discussão, de forma interdisciplinar, sobre a importância da gestão e da preservação do patrimônio cultural para a área da saúde e das ciências biomédicas no Brasil, incluindo a identificação e análise de seus acervos e dos saberes a eles vinculados, incentivando, assim, a criação de novas possibilidades de investigação e de geração de conhecimento. A interdisciplinaridade cumpre o objetivo de qualificar profissionais, por meio de uma visão integrada da cultura – historicamente constituída – para a qual diferentes variáveis se aplicam de forma a afetar os métodos, as técnicas e as práticas de preservação e de gestão desse patrimônio, seja ele documental, arquitetônico, tangível ou intangível, traduzido nas ações de grupos e indivíduos em interação com o processo social.

O Programa é destinado a portadores de diploma de nível superior obtidos, preferencialmente, nas seguintes áreas de conhecimento: áreas das ciências humanas, ciências sociais aplicadas e ciências da saúde, que atuam ou possam atuar em órgãos das estruturas ministeriais, das secretarias estaduais e municipais e de suas agências, institutos e hospitais, assim como instituições de custódia (arquivos, museus, bibliotecas e centros de documentação) responsáveis pela preservação do patrimônio cultural das ciências e da saúde. O Programa é também voltado para as instituições privadas e não governamentais que necessitem capacitar seus profissionais para atuar na produção, preservação e gestão de bens arquitetônicos e acervos documentais.

O Programa tem como área de concentração a Preservação e Gestão do patrimônio Cultural e compreende duas linhas de pesquisa: Patrimônio Cultural: história, memória & sociedade e Patrimônio Cultural: preservação e gestão.

O curso de mestrado funciona em regime de tempo integral e oferece 15 vagas por ano.

Aos alunos que cumprirem as exigências formais definidas no Regulamento do Programa será atribuído o título de Mestre em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde. 

Coordenadora
Luciana Quillet Heymann 

Coordenadora Adjunta
Ana Luce Girão Soares de Lima 

Comissão de Pós-Graduação
Alda Lúcia Heizer
Inês El-Jaick Andrade
Paulo Roberto Elian dos Santos
Emerson Pires Menezes (Representante Discente)

 

Docentes

        Foto do(a) Paulo Roberto Elian dos Santos

Paulo Roberto Elian dos Santos
Doutor em História Social

Veja todo corpo docente

Notícias

       SELEÇÃO 2024

 

Conheça o programa

Eventos

 

 

  

 

Todo o conteúdo do Portal COC pode ser copiado, distribuído, exibido e reproduzido livremente, para fins não comerciais, desde que seja citada a fonte. A utilização para fins comerciais está sujeita a uma licença da COC/Fiocruz