Ir para o conteúdo

Luciana Heymann

Bacharel e licenciada em História (UFRJ), mestre em Antropologia Social (Museu Nacional/UFRJ) e doutora em Sociologia (IUPERJ). Pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), professora e atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (Fiocruz); professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Documentos e Arquivos (Unirio). É editora associada da seção Fontes da revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de História Oral (ABHO) e editora da revista História Oral (2016-2018). Integra os seguintes grupos de pesquisa do CNPq: "Arquivos e bibliotecas: apropriações teóricas e aplicações metodológicas" e "Acervos e memória da ciência e da tecnologia em saúde". Desenvolve pesquisas no campo da história e da sociologia da memória, com especial atenção para os seguintes temas: arquivos pessoais, instituições de memória, políticas públicas de memória e usos do passado em contextos de luta por direitos. 


Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 

Currículo Lattes 

 

Grupos de pesquisa do CNPq: 

Arquivos e bibliotecas: apropriações teóricas e aplicações metodológicas (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/578384)

Acervos e memória da ciência e da tecnologia em saúde (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8927)


Linhas de pesquisa no Programa:

Patrimônio Cultural: história, memória & sociedade 

Patrimônio Cultural: preservação e gestão

Projetos de pesquisa no Programa:

Rumos e desafios da pesquisa no campo da Arquivologia no séc. XXI

Arquivos da pandemia: memórias da comunidade Fiocruz

 

Produção em destaque: 

Livros publicados/organizados ou edições

HEYMANN, Luciana e NEDEL, Letícia (Org.) Pensar os arquivos: uma antologia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2018. 364 p. 


Capítulos de livros

HEYMANN, Luciana e ALBERTI, Verena. Acervos de história oral: um patrimônio silencioso?. In: Leticia Bauer; Viviane Trindade Borges. (Org.). História oral e patrimônio cultural: potencialidades e transformações. São Paulo: Letra & Voz, 2018, p. 11-29.

 

Artigos em periódicos:

HEYMANN, Luciana. Um espelho no passado ou como a gripe espanhola é “boa para pensar” a Covid-19 no Brasil (resenha). Passés futurs, v. 9, p. 1, 2021. (https://www.politika.io/index.php/fr/article/um-espelho-no-passado)

ABREU, Jorge Phelipe Lira de; LACERDA, Aline Lopes de; HEYMANN, Luciana. Gestão de Informações Pessoais (PIM) em perspectiva: contribuições para o tratamento de arquivos pessoais digitais. Ciência da Informação em Revista, v. 7, p. 28-40, 2020. (https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/9440)

COSTA, Mariana Tavares de Melo; LACERDA, Aline Lopes de: HEYMANN, Luciana. O fenômeno da dispersão em arquivos pessoais: um estudo do acervo Anthony Leeds. REVISTA DO ARQUIVO GERAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, v. 19, p. 157-180, 2020. (http://wpro.rio.rj.gov.br/revistaagcrj/o-fenomeno-da-dispersao-em-arquivos-pessoais-um-estudo-do-acervo-anthony-leeds/)


Produção Técnica:

HEYMANN, Luciana.; NEDEL, Letícia Borges. Coordenação de Simpósio Temático no Simpósio Nacional de História da ANPUH (2017; 2021).

HEYMANN, Luciana. Parecer para Prêmio de Melhor Dissertação e Melhor Tese da Sociedade Brasileira de História da Ciência – SBHC (2020).

 

 

Todo o conteúdo do Portal COC pode ser copiado, distribuído, exibido e reproduzido livremente, para fins não comerciais, desde que seja citada a fonte. A utilização para fins comerciais está sujeita a uma licença da COC/Fiocruz